Quem toma anticoncepcional pode ter relação todos os dias?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O risco de engravidar com a pílula é muito baixo. A mulher que toma a pílula corretamente está protegida também durante os sete dias de descanso.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à existência de período fértil em pessoas que recorram a anticoncepcional oral, mas a resposta é não, quem toma pílula anticoncepcional de maneira regular não tem período fértil, dado que não há ovulação e, por conseguinte, não há óvulo para ser fecundado.

Neste cenário, há alguns sinais que podem indicar a diminuição na eficácia como ausência de menstruação ou pequenos sangramentos fora do período menstrual, sendo este um dos sinais mais claros de que a mulher não está tendo a quantidade de hormônios que precisa todos os dias.

“A eficácia da pílula pode sofrer interferência de medicamentos, como por exemplo alguns antibióticos. Pode ser comprometida também por problemas intestinais, consumo de certos tipos de chá, quadros de vômito e diarreia. O ideal é procurar orientação médica a qualquer alteração”, explica.

A recomendação dos ginecologistas é não extrapolar as 2 horas para não cultivar um hábito de esquecimento. Caso você esqueça por mais tempo, será necessário iniciar todo o ciclo novamente, como se fosse a primeira pílula da cartela, pois nesse caso não é possível estimar com precisão o risco de gravidez.

A chance de engravidar, nestes casos, acontece quando o homem ejacula na região interna da coxa, próximo à vagina da mulher. Se isso acontecer, os espermatozoides são capazes de chegar até as trompas e, em seguida, ao útero. Nesta situação, sim, é possível engravidar.

Dúvidas comuns. No caso da pílula combinada de 21 ou 24 dias, se eu tiver relações desprotegidas durante a pausa posso engravidar? Não, mesmo nos 7 ou 4 dias de pausa programada, o anticoncepcional continua agindo normalmente. Só há risco de falha se a pílula não estiver sendo tomada corretamente.

É seguro ter relação sexual sem camisinha no período de pausa da pílula, desde que, dias antes, não tenha ocorrido algum esquecimento.

Em mulheres que tomam pílula, o corrimento rosa pode ocorrer por dois motivos: caso a paciente não use o anticoncepcional da forma correta ou quando o medicamento tem baixos níveis de estrogênio ou só progestágenos.

Essa é uma dúvida que muitas mulheres podem ter durante a vida, principalmente quando começam a considerar a ideia de engravidar. Aqui está sua resposta em poucas palavras: geralmente dentro de três meses as funções reprodutivas voltam ao normal.

A resposta é sim, o efeito da pílula dura somente 24 horas! Por isso, é fundamental tomar todos os dias para evitar uma gestação indesejada. Apenas um dia sem tomar o comprimido já é suficiente para que a mulher fique desprotegida.

O medicamento pode ter a eficácia prejudicada quando não se segue o ciclo e dosagens recomendadas, ou seja, esquecer de tomar o comprimido. A cada dia de atraso ou esquecimento de tomar o anticoncepcional, aumenta o risco de se concretizar uma gravidez.

Como vimos, a pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário para que sua eficácia seja garantida. Pequenas alterações, como 20 ou 30 minutos, não afetam o desempenho dos comprimidos, mas longas períodos, sim.

Anticonvulsivantes
Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Com a pílula, tomada da maneira correta, não é possível engravidar. O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento, devido a preferência e adaptação do organismo.

Alguns medicamentos, onde se incluem os antidepressivos, antibióticos e pílulas anticoncepcionais, podem aumentar os efeitos do café e de outras bebidas com cafeína, bloqueando uma enzima conhecida como 'CYP1A2', que ajuda no metabolismo da cafeína.