Quem toma anticoncepcional atrasa a menopausa?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

De forma clara e direta: não! O uso de pílulas anticoncepcionais, por inibir a menstruação em alguns casos, ganhou fama de retardar a menopausa, o que é falso. Neste caso, nem mesmo os implantes hormonais têm essa função, uma vez que os óvulos seguem o seu curso de envelhecimento normal.

Resumindo, a menopausa pode ser atrasada porque, com o reimplante, continuamos ovulando. Para quem está se perguntando quanto tempo ela pode ser atrasada, Simon Fishel, um dos fundadores da clínica e pioneiro na fertilização in vitro, acredita que em até 20 anos.

Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica é um exame não invasivo e fundamental para avaliar as estruturas pélvicas, já que permite visualizar a vagina, o colo uterino, o útero, as tubas uterinas e os ovários.

Quais as mudanças hormonais da pré-menopausa?

  1. ondas de calor;
  2. suores noturnos;
  3. atrofia urogenital;
  4. mudanças de humor;
  5. depressão;
  6. irritabilidade;
  7. insônia.

José Mendes Aldrighi – Está provado que, além da ação contraceptiva, a pílula anticoncepcional protege as mulheres acima de 40 anos contra a perda de cálcio ósseo, ou seja, contra a osteopenia ou osteoporose.

Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.

Métodos anticoncepcionais para mulheres acima de 40 anos
Minipílula (pilula de progesterona), anticoncepcional injetável hormonal (Depo-Provera), implante anticoncepcional, DIU de cobre, DIU Mirena (DIU hormonal) ou camisinha masculina.

Podemos prevenir a menopausa precoce.
Hábitos de vida saudáveis podem ajudar a manter as funções do organismo, mas não há como impedir totalmente em casos de fatores hereditários ou uso de alguns medicamentos quimioterápicos, por exemplo.

Para evitar a menopausa precoce, o mais aconselhável é adotar sempre uma alimentação saudável, rica em ômega 3, pois esse nutriente está relacionado a um atraso na menopausa, segundo pesquisa realizada no Reino Unido pela UK Women Cohort Study.

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.

Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher. Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Em média, ela dura entre 4 a 5 anos (3, 6). Durante a perimenopausa, os níveis hormonais oscilam e então declinam, abrindo espaço para novas sensações, sintomas e mudanças. As experiências com a perimenopausa variam muito entre pessoas e culturas.

A menopausa é caracterizada pela interrupção das menstruações. Quando falamos sobre os sintomas da menopausa, muitas mulheres acabam encarando essa condição como um problema de saúde. Afinal, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, hemorragias e menstruações mais ou menos frequentes.

Meninas que menstruaram antes dos 11 anos, se comparadas às que o fizeram depois dos 13, possui risco de menopausa prematura de 80% maior. Veja artigo do dr. Drauzio sobre menarca e menopausa. Meninas que começam a menstruar cedo correm risco mais alto de entrar na menopausa prematuramente.