Quem toma anticoagulante pode tomar suco de limão?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Assim, apesar de haver relatos de leve efeito anticoagulante pelo limão, isso não interfere com a ação dos anticoagulantes, portanto a ingestão de suco de limão é liberada.

Outro cuidado importante é a associação dos medicamentos anticoagulantes com “remédios caseiros”, como chás ou determinadas substâncias. Isso porque a interação pode aumentar os efeitos da medicação, podendo agravar eventuais sangramentos, o que coloca em risco a vida do paciente.

Para reduzir o risco de trombose interna ou coágulos sanguíneos, é recomendada uma dieta pobre em gorduras saturadas, mas rica em fibras, assim como frutas e vegetais. O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Pacientes que fazem uso de marevan, devem manter uma alimentação regular e constante de alimentos contendo vitamina K, sendo eles: folhas- principalmente as verde escuro. O feijão pode conter vitamina K, porém não é dos mais ricos no nutriente, sendo assim, não existe contra indicação para come-lo!

Para quem toma Xarelto, Pradaxa, Eliquis e heparina, não há restrição alimentar. Já a ação do Marevan (varfarina sódica) é diminuída quando ingeridos alimentos ricos em vitamina k (folhas verdes escuras, como agrião, couve e espinafre).

Não há interação entre alimentação e eficácia do xarelto , portanto não há contraindicação alguma entre o uso do xarelto e ingestão moderada de mortadela ou ovo!

Pode sim, não há interferência alguma.

Já a ação do Marevan (varfarina sódica) é diminuída quando ingeridos alimentos ricos em vitamina k (folhas verdes escuras, como agrião, couve e espinafre). A ingestão desse tipo de alimento não é proibida, mas se consumida, é recomendado que o seja feita em quantidades regulares (a mesma quantidade todos os dias).

Habitualmente, após a primeira semana de tratamento com boa evolução dos sintomas, não há problema em caminhar. Como você está em uso de anticoagulantes, evite exercícios que tenham algum tipo de trauma, ou que exigem muito esforço.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

Não há nenhuma recomendação de restrição de ovos durante o tratamento com Varfarina. Como nenhum alimento deve ser recomendado ou proibido sem que seja feita uma análise individualizada do seu quadro completo, procure um nutricionista antes de fazer qualquer dieta ou restrição.

Sim. Os carboidratos não interferem com os anticoagulantes orais.

O primeiro estudo analisou os efeitos dos sucos de três frutas - uva escura, laranja e laranja-da-índia - sobre a coagulação das plaquetas do sangue humano. A taxa de coagulação caiu 39% com o suco de uva, mas manteve-se inalterada em relação as outras frutas.

Água com limão regulariza o pH do sangue
Embora contenha ácidos, o limão é um fruto alcalino. Por isso, ingerir água com limão ajuda a normalizar a alcalinidade sanguínea, facilitando, assim, a eliminação de toxinas e combate a processos inflamatórios.

Conforme a co-autora e editora de livros na área da saúde, Sharon Perkins, é possível que o vinagre de cidra de maçã atue como um afinador do sangue. “Se você já toma medicamentos afinadores do sangue ou tem problemas com a coagulação sanguínea, não tome o vinagre de cidra de maçã sem a aprovação do seu médico.

O sangue grosso é causado por excesso ou deficiência de proteínas que participam da cascata de coagulação sanguínea, aumento da produção de glóbulos vermelhos ou brancos pela medula óssea, ou produção excessiva de imunoglobulinas, por exemplo.

O consumo de alimentos contendo VitK, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Entretanto, é inadequado orientar os pacientes a diminuir o consumo de alimentos ricos em VitK, mas sim reforçar que o consumo desses alimentos deva ser regular (mesma frequência e quantidade).

sim, nenhum problema.

Carnes e peixes
Alguns alimentos de carne muito gordurosa, provenientes de animais alimentados intensivamente, podem conter formas de vitamina K que podem impedir a ação de anticoagulantes.

Não vejo problema em fazer atividades físicas quando em uso contínuo de xarelto. Sugiro, entretanto, evitar atividades físicas com possibilidades de traumas, que podem trazer consequencias maiores em pacientes anticoagulados.