Quem toma anticoagulante pode comer carne de porco?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Em princípio não há relação da ação do Marevan com carne de porco - o importante é você sempre faça a monitorização do INR ( a cada 15 ou 30 dias) com exame de sangue ou em casa ( com o Coaguchek) e mantenha contato com seu médico para que a dose possa ser ajustada sempre que necessário.

informe que toma anticoagulantes. Também o deve fazer em caso de extrações dentárias, endoscopias e intervenções cirúrgicas. Se tiver febre ou dor, pode tomar paracetamol.

Evitar comer todos os dias couve, couve-flor, espinafre, nabo, brócolis, folhas verdes, alho, fígado e músculo. Diminuir o consumo de óleo, bacon, queijo, manteiga e chá verde. Evitar comidas que podem sugerir sangramentos como beterraba e choriço.

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.

As 10 frutas mais ricas em vitamina K
Ameixa seca: 60 mcg (50% da dose diária) Tomate (seco): 43 mcg (36% da dose diária) Kiwi: 40 mcg (34% da dose diária) Abacate: 21 mcg (18% da dose diária)

O consumo de alimentos contendo VitK, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Entretanto, é inadequado orientar os pacientes a diminuir o consumo de alimentos ricos em VitK, mas sim reforçar que o consumo desses alimentos deva ser regular (mesma frequência e quantidade).

abacaxi

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

Sobre a interação entre bebidas alcoólicas e anticoagulantes, destacamos o que é preconizado em nossa literatura: no alcoolismo haverá redução do efeito do anticoagulante oral, ao passo que, na intoxicação alcoólica aguda observa-se o aumento do efeito do anticoagulante.

A camomila tomada com anticoagulantes pode aumentar o risco de hemorragia. A camomila pode intensificar ou prolongar os efeitos dos sedativos. A camomila pode reduzir a absorção do ferro. Caso seja tomada por mais de oito semanas, a equinácea pode danificar o fígado.

Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 18 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, as 10 horas do dia seguinte.

Veja alguns dos alimentos que prejudicam a circulação do sangue:

  • frituras;
  • industrializados;
  • doces;
  • massas com farinha branca;
  • refrigerantes;
  • alimentos muito salgados;
  • embutidos;
  • carnes gordurosas.

Laranja, acerola e goiaba
Juntos, atuam como antioxidantes e ajudam a controlar e reduzir os níveis de colesterol que, quando elevados, podem favorecer a trombose.

Consumido com moderação, o chocolate pode ser arma contra o AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido por trombose. Um novo estudo descobriu que consumir chocolate realmente reduz em 20 por cento o risco das mulheres sofreram uma trombose.