Quem toma anticoagulante pode beber vinho?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Olá, a ingestão de álcool durante o tratamento com anticoagulantes realmente não é recomendada.

O álcool quando ingerido esporadicamente inibe a metabolização do Marevan podendo provocar hemorragias. Por isso vc não deve fazer ingestão de alcool durante o uso do Marevan.

Não existe interação entre o medicamento xarelto e bebida como cerveja. Com moderação não há contra indicação.

Saiba tudo o que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazer

  1. evite se machucar (exposição a atividades de risco);
  2. escove os dentes com cuidado;
  3. avise ao dentista que faz uso de anticoagulante;
  4. tome as doses sempre no mesmo horário;
  5. jamais interrompa o tratamento sem antes consultar o cirurgião vascular.

O paciente que faz uso de algum medicamento anticoagulante precisa sempre estar atento a vários fatores da sua rotina, a fim de levar uma vida saudável, sem nenhuma complicação. Os cuidados, portanto, vão desde uma alimentação equilibrada até a mudança de alguns hábitos.

vinho tinto

Melhora a saúde do coração
Na realidade, o vinho tinto beneficia o coração porque ele age nos fatores que dão causa aos problemas vasculares, como entupimento de veias e artérias em função do mau colesterol, inflamações, diminuição da pressão arterial e coagulação do sangue.

De fato, o vinho afeta a coagulação do sangue reduzindo o número de plaquetas, o que pode diminuir a capacidade do sangue de formar coágulos. Isso faz com que ele atue como um anticoagulante natural que melhora a circulação sanguínea e que pode evitar a obstrução de artérias.

“Elas estão mais expostas a fatores de risco como uso de anticoncepcionais, pouca atividade física, gravidez e trabalhar muito tempo sentado ou em pé”, diz o cirurgião vascular Francisco Osse, do Centro Endovascular de São Paulo.

O efeito anticoagulante pode ser diminuído pela administração de vitamina K, inclusive como constituinte de alguns alimentos, como saladas verdes.

Anticoagulantes: O consumo agudo de álcool aumenta a disponibilidade de varfarina, aumentando o risco de hemorragia potencialmente fatal.

Você deve evitar de comer grandes quantidades de couve-flor, espinafre, fígado, álcool e verduras de cor verde escuro como couve e brócolis. O resto, frutas, arroz, feijão, carne, frango e peixe à vontade, lembrando que gordura demais também pode interferir no seu tratamento.

Qual os riscos envolvidos de tomar Xarelto e ingerir álcool ? Olá, a ingestão de álcool durante o tratamento com anticoagulantes realmente não é recomendada. A alternativa de tomar cervejas sem álcool pode ser uma alternativa, com a devida moderação como o bom senso determina.

Para quem toma Xarelto, Pradaxa, Eliquis e heparina, não há restrição alimentar. Já a ação do Marevan (varfarina sódica) é diminuída quando ingeridos alimentos ricos em vitamina k (folhas verdes escuras, como agrião, couve e espinafre).

O xarelto pode ser tomado em qualquer horário e seguindo a prescrição médica. Orienta-se tomar após as refeições e com água.