Quem toma amitriptilina pode dirigir?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Entre os medicamentos que podem interferir nas habilidades necessárias para uma direção e tráfego seguros no trânsito, estão os antidepressivos (fluoxetina, amitriptilina), ansiolíticos e sedativos (diazepam, lorazepam), antialérgicos (dexclorfeniramina), anticonvulsivantes (carbamazepina, fenobarbital), medicamentos ...

Para tanto, os motoristas que usam um remédio controlado para ansiedade devem redobrar a atenção no trânsito. Visto que, para renovarem a CNH, devem fazer o exame toxicológico e comprovarem o uso dos psicoativos.

Clonazepam pode lentificar as reações, efeito agravado com o uso de álcool. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Doenças psicológicas como depressão e esquizofrenia tornam as pessoas inaptas para dirigir veículos, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Os laudos emitidos pelo médico e pelo psicólogo podem impedir a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Explicitamente, entram condições como epilepsia, síncope vaso vagal, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares que causam perda da consciência ou insuficiência cardíaca e deficiência visual.

O exame toxicológico é um exame laboratorial que tem o objetivo de verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância ilícita nos últimos 90 ou 180 dias.

Qualquer transtorno de ansiedade pode afetar a maneira como o condutor dirige e como se sente no trânsito. Ela afeta a percepção e atenção e, dependendo da intensidade, pode travar a pessoa, que terá muita dificuldade para dirigir”, explica a psicóloga.

Sim, pode, porém o grau de periculosidade muda de caso a caso. Quanto mais você entender sobre você mesma, quais seus medos,conflitos, mais você poderá encontrar dentro de si as formas de lidar com determinadas situações.

Para ser impedido de realizar a renovação da carteira, o motorista deve ter penalidades já aplicadas. Isto é, para que uma multa, por exemplo, se torne um empecilho para que esse motorista solicite a renovação do documento, ela precisa já ter sido aplicada de forma definitiva - e o mesmo vale para outras penalidades.

É importante lembrar que cancelamento de CNH, não existe. O que existe é um bloqueio por inaptidão. Para os casos de indeferimento, o sistema é automático, ele faz uma verificação. Dessa forma, o assessor documentalista vai prosseguir com o recurso e vai conseguir a sua isenção.

A legislação também é clara ao citar 2 casos em que não é permitido iniciar o processo para obtenção da CNH:

  • Quem estiver sob efeito de condenação penal por delito de trânsito.
  • Quem estiver sob efeito de suspensão ou proibição do uso da permissão para dirigir ou da habilitação para dirigir.

Durante o tratamento com diazepam, o paciente não deve dirigir veículo ou operar máquinas, pois a sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Sedação, amnésia, diminuição da concentração e alteração da função muscular podem afetar negativamente a habilidade para dirigir veículo ou operar máquinas.

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. A segurança e a eficácia de alprazolam em indivíduos com menos de 18 anos de idade não foram estabelecidas.

Dado seu efeito retardador do sistema motor, recomenda-se que pessoas que estejam fazendo uso do diazepam evitem dirigir, operar máquinas ou executar tarefas que exijam atenção. O diazepam aumenta a atividade do ácido gama aminobutírico (GABA), neurotransmissor responsável por enviar sinais por todo o sistema nervoso.

“Há concordância que motoristas que estiverem na fase aguda da doença, ou com sintomas psicóticos, não deverão dirigir.

Diante de patologia impeditiva para condução de veículo automotor informada pelo Instituto Nacional de Seguro Social, o Departamento Estadual de Trânsito pode recolher a Carteira Nacional de Habilitação.

O medo de dirigir é um distúrbio psicológico tão comum que tem até nome técnico: amaxofobia. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros são afetados pelo transtorno. Contudo, saná-lo é possível, como nos conta uma especialista no assunto.