Quem tirou o corpo de Cristo da cruz?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

José era um homem de fortuna, posição e influência. Foi corajosamente a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Cristo. O governador surpreendeu-se ao saber que Jesus já era morto; mandou chamar o centurião e perguntou-lhe quanto tempo Jesus havia permanecido vivo na cruz.

Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar. No entanto, ele não poderia ser condenado à morte pelos crimes de que era acusado, porque referida punição não era prevista, sendo as penas mais brandas.

Nicodemos pode ser considerado um dos muitos discípulos de Jesus. Era um homem ilustre e influente, e juntamente com José de Arimatéia cuidou do sepultamento de Jesus (João 19:38-42). Podemos dizer que Nicodemos não só compreendeu o que é nascer de novo, como de fato nasceu de novo para uma nova vida com Cristo.

Qual foi o fim de Pilatos na Bíblia? Tibério morreu em Miseno em 16 de março de 37 d.C., em seu septuagésimo oitavo ano (Tácito, Anais). Isso data o fim do governo de Pilatos em 36/37 d.C., sendo sucedido por Marcelo. Após a morte de Tibério, a audiência de Pilatos teria sido tratada pelo novo imperador Calígula.

Segundo o Evangelho, após a morte de Jesus na cruz, seu corpo foi levado para um túmulo, no que hoje é a Cidade Velha de Jerusalém.

A uma mulher, a Maria de Magdala, foi dada a honra de ser a primeira entre os mortais a ver uma Alma ressurreta, e essa Alma era o Senhor Jesus. A outras mulheres agraciadas o Senhor ressuscitado manifestou-Se a seguir, incluindo-se Maria, mãe de Jesus, Joana, e Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João.

"[O corpo] passava alguns dias ali, quatro, cinco dias, pendurado.

Nicodemos, de acordo com o missionário, buscava resposta para suas dúvidas, que poderiam estar gerando uma crise em seu interior. “Seu elogio ou bajulação não impressionou Jesus, que mostrou a ele a necessidade de nascer de novo para chegar ao Céu (João 3:3).

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Já Dimas, demonstrando muita humildade, tem uma pequena conversa com o filho de Deus. Ele pede a Jesus que o leve para o céu. E Cristo concede o desejo. Pronto, Dimas, após uma vida de pecados, foi salvo nos acréscimos pelo próprio "cara".

Edissa

Edissa é a esposa do rico comerciante José de Arimatéia e mãe da jovem Deborah. Passou muitos anos padecendo de um sangramento crônico. Vista então como uma mulher impura, Edissa começa a se distanciar para poupar seus familiares de sua impureza. Anos depois ela descobre a existência de Messias.

Os fariseus, o mais poderoso grupo religioso da época de Jesus, eram muito rígidos em sua obediência a essas tradições e as consideravam mais importantes do que as palavras dos profetas. Ao ler Mateus 12, procure o que aconteceu quando os ensinamentos de Jesus entraram em conflito com essas tradições.

Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.

25 E respondendo todo o povo, disse: O seu asangue seja sobre nós e sobre nossos filhos. 26 Então soltou-lhes Barrabás, e tendo mandado açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.

Por muito pouco, a história de amor entre Helena (Júlia Maggessi) e Judas Tadeu (Ricky Tavares) não terminará em tragédia. Nos próximos capítulos da novela Jesus, a filha de Pôncio Pilatos (Nicola Siri) não resistirá e morrerá nos braços do apóstolo de Jesus (Dudu Azevedo).

Diante do filho de Deus, Pôncio Pilatos lavou as mãos. A decisão de libertar ou não Jesus Cristo estava no poder de Pilatos como interventor e governador da Judéia. Pilatos lavou as mãos para fugir ou eximir-se de sua responsabilidade.

Basílica de Santa Cruz

Relíquia. Parte da cruz concedida à missão de Helena foi levada para Roma (a outra permaneceu em Jerusalém) e, segundo a tradição, grande parte dos restos mortais está preservada na Basílica de Santa Cruz da capital italiana.