Quem tirou mil na redacao do enem?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Temida pelos candidatos, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sempre um desafio a ser enfrentado durante a realização da prova. Mas para a moradora de Itapiranga, interior do Amazonas, Rilary Coutinho, 18 anos, a nota 1.000 foi conquistada com muito empenho, sem cursinho e sem internet em casa.

A redação abaixo foi escrita pela Raíssa Picolli Fontoura, do Mato Grosso do Sul. O seu texto também recebeu a nota máxima dos avaliadores do Enem 2020.

E, agora, em 2023, não foi diferente! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou um levantamento que contabilizou 19 candidatos que alcançaram a nota 1000 na redação do Enem 2022 até o momento. Dos 19 nota máxima, 11 estudantes são nordestinos.

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero. Mas não funciona dessa forma. Isso ocorre porque o Enem não utiliza o percentual de acerto ou a teoria clássica, e sim a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para a correção das provas objetivas.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) disponibilizou as notas de corte parciais para o Vestibular Enem USP 2023. A maior nota de corte é 853,73 do curso de Medicina ofertado no campus da USP, de Reibeirão Preto (SP). Já a menor nota de corte é 728,93 do curso de Ciências Exatas, de São Carlos.

Ao todo, o Nordeste contabiliza 11 notas mil, e o Estado do Ceará encabeça a lista com três notas máximas. Em seguida, aparece a Região Sudeste com seis e a região Sul, com apenas uma nota mil nas redações do Enem 2022.

Impactos da pandemia na sociedade brasileira; Desastres ambientais: Amazônia e Pantanal “em chamas; Cultura do cancelamento no meio virtual.

É claro que a nota final também depende de como o candidato foi nas questões, mas, segundo o professor João, tirar cerca de 800 pontos na redação já é sim considerado uma boa nota, que permitiria a aprovação em vários cursos de universidades pelo Brasil.

No entanto, o candidato deve ter feito, no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar. A nota de corte em Medicina pelo FIES gira em torno de 723 pontos. Em 2021, a maior pontuação foi de 773 pontos, e a menor, 672 pontos.

Meu nome é Ana Luíza, tenho 21 anos e sou vestibulanda de Medicina e nas duas últimas provas do Enem tirei 960 e 940 na redação.

região Nordeste

Na última quinta-feira (9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a antecipação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Até o momento, a região Nordeste lidera o ranking de redações que alcançaram a pontuação máxima, ou seja, redações “notas mil”.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.