Quem tira o véu do rosto da noiva?

Perguntado por: ialbuquerque5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

A tradição diz que, antes do casamento, o pai deve abaixar o véu sobre o rosto da filha, e ao entregá-la ao noivo, este deve levantar o adereço. Muitos dizem que essa tradição serve para que o noivo certifique-se de estar casando com a noiva certa.

O véu deve permanecer em seu rosto até pouco antes do final da cerimônia de casamento -quando eles estão legalmente casados de acordo com a lei judaica- então o noivo levanta o véu de seu rosto.

Em muitas religiões, é visto como um símbolo de reverência para as mulheres cobrirem suas cabeças. Quando vestidos de noiva brancos eram usados para simbolizar castidade, o véu branco seguia o exemplo. Como você já deve ter notado, o véu significa coisas diferentes para diferentes crenças.

(Você pode explicar-lhes que, quando Rebeca se cobriu com um véu, ela estava demonstrando recato e respeito por Isaque.) Saliente que, antes do casamento, tanto Isaque quanto Rebeca demonstraram fidelidade ao Senhor (ver Gênesis 22:6–13; 24:57–58).

A cena foi ao ar no capítulo 174, exibido dia 20 de julho.
Em momento de coragem, Cecília lembrou dos momentos que passou desde a sua saída do internato de Doce Horizonte, a ex-noviça enfrentou sua nova realidade e finalmente tirou o véu que cobria seu cabelo pela primeira vez.

Revelar um segredo, denunciar uma combinação.

Segundo o que consta na bíblia, o véu significaria a honra e a dignidade das mulheres, considerado também um sinal de subordinação da mulher ao marido. Mais recentemente, no Ocidente, o véu já foi também um símbolo da virgindade da noiva.

Na Grécia Antiga, o véu era utilizado para proteger a mulher de maus olhados e até mesmo “esconde-la” de admiradores. De acordo com a Bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres, e também é utilizado como representações de Maria, mãe de Jesus.

O surgimento do buquê remonta a Grécia antiga e até mesmo o Egito antigo. Na Grécia, o agrupamento de ervas e grãos em um formato de buquê representava o desejo de uma união frutífera aos casais. Ramos de ervas e alho atrairiam bons fluidos e, segundo a crença popular, afastariam o mau-olhado.

Assim como o véu, a mantilha será retirada da cabeça assim que terminar a sessão de fotos pós-cerimônia. A grinalda é todo acessório que dá um toque especial no penteado da noiva. Pode ser coroa, tiara, pentes, grampos e flores. Geralmente sugerimos que se for optar por flores, que sejam artificiais ou de tecido.

Roupa do casamento
A noiva e sua família pagam o vestido, o dia da noiva e os acessórios. Um detalhe que também dá muita confusão, são as roupas das daminhas. Os vestidos delas e dos pajens são pagos pela noiva. Se os pais das crianças quiserem pagar, tudo bem, mas a tradição é que este item seja pago pela noiva.

A segunda tradição é de que o noivo não pode ver a noiva com o vestido antes da cerimônia. Isso surgiu pois os casamentos mais antigos eram arranjados, e assim, evitava-se que o noivo fugisse da sua obrigação ao ver a noiva antes do tempo.

O branco deve ser uma cor exclusiva da noiva, porque ela pode se sentir ofendida ao achar que estão querendo disputar espaço em sua própria cerimônia. Mas, se a noiva liberar o uso de vestidos brancos para as convidadas, tudo bem! Essa cor é permitida somente quando fizer parte do dresscode da festa de casamento.

A glória do Senhor foi tão impactante na vida de Moisés que ele precisou cobrir o rosto com um véu. Mas, depois, esse mesmo véu serviu para ocultar a falta da glória divina.

Significado Biblico e Cristão do uso do véu :
Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido.

Ela propõe que o filho se passe por Esaú e conquiste a primogenitura. Rebeca decide contrariar a vontade de Deus: ela obriga Jacó a se passar por Esaú para conseguir a benção de Isaque e ficar com a primogenitura.