Quem tinha os dentes de madeira?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Em meados do século XVI, os japoneses fabricaram as dentaduras feitas de madeira, que foram utilizadas até o início do século XX. Muito embora alguns dados históricos apontem que os dentes de madeira surgiram nos Estados Unidos, na antiga Província de Kii, no Japão, a sacerdotisa Nakaoka Tei já os usava há tempos.

Na literatura, próteses para a substituição de dentes perdidos foram descritas pelos cirurgiões franceses Ambroise Paré (1510–1590) e Pierre Fauchard (1678–1761), considerado o pai da odontologia moderna.

As próteses ortopédicas mais antigas foram descobertas nas múmias de dois museus. Têm a forma de dedão do pé direito e são de aproximadamente 600 a.C. Provavelmente, eram utilizadas por pessoas amputadas e não foram colocadas apenas durante a mumificação.

O homem já usou galhos, folha e até palitos de ouro para limpar os dentes. Por um longo período as escovas eram feitas com um osso como cabo e pelos de animais como cerdas. Uma escova mais parecida com a que usamos hoje, achada por paleontólogos na Europa, tem cerca de 300 anos.

Antes de existirem os dentistas e suas especializações em cada área, o tratamento dental era feito de forma amadora e até com certo requinte de tortura. Isso porque não haviam exames para identificar os problemas e tudo era resolvido com a “extração do elemento causador”, sem anestesia e às vezes, com as próprias mãos.

Materiais das coroas dentárias
Na antiga "coroa de ouro", o material utilizado nesse tipo de procedimento era uma combinação de ouro, cobre e outros metais. As coroas dentárias apresentam diversos benefícios. O prós de uma coroa dentária incluem: boa vedação para evitar vazamentos e cáries dentárias recorrentes.

Foi considerada a mulher com as maiores próteses de silicone do mundo, com 3,5 litros de silicone em cada mama, enquanto os maiores seios naturais eram atribuídos a Annie Hawkins-Turner, também conhecida como Norma Stitz, uma stripper e artista pornô.

O silicone Grazi Massafera é de 240ml. A atriz e ex-BBB Grazi Massafera não colocou 250 ml de silicone, mas sim 240ml de silicone em cada seio. Decisão que ofereceu um resultado bem proporcional ao seu corpo, deixando seus seios bonitos e discretos.

A campeã do BBB 21 está bem e se recuperando em casa. “Troquei a prótese de mama. Faz tempo que queria trocar, tinha 8 anos, estava precisando”, relatou. A artista declarou que precisava reduzir o tamanho da prótese.

"Há oito anos, tirei o excesso de pele, fiz a masto e coloquei uma prótese de 250 ml. Como eu tinha emagrecido muito, eu era gordinha, emagreci, sobrou muita pele, enfim.

Por que a prótese de silicone virou? A prótese de silicone pode ficar virada por dois motivos: o espaço em que a prótese está é muito largo ou porque a paciente não respeitou o pós-operatório devidamente. Em um espaço largo, a prótese tende a se mover, o que pode inverter a posição do implante.

Considerado o pai da prótese buco maxilo facial Claude Martin, em 1889, foi primeiro a realizar uma prótese para maxilectomia2.

Quando há o implante de uma prótese de silicone nas mamas, o organismo cria uma cápsula ao seu redor. Em alguns casos, ela gruda por baixo da pele, o que faz que ela fique enrugada e com ondulações.

Dentaduras totais podem ser feitas com base de acrílico, enquanto as parciais contam ainda com uma estrutura de metal, arame ou nylon para deixá-las mais firmes na boca. Já os dentes podem ser feitos de acrílico, plástico ou porcelana.

Eles passavam jenipapo na gengiva da criança para que nascessem fortes. Na fase adulta, depois de mastigar a carne, eles lavavam a boca com água e mastigavam wotcha, uma planta da mata. Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista.

Na verdade, a invenção se tratava de um pó que ajudava a limpar os dentes. Foi seu filho, Lucas Sheffield, que melhorou o produto, alterando sua fórmula inicial e o colocando em tubos flexíveis, resultando na criação da primeira pasta de dente da história: o Creme Dentifrício Dr. Sheffield.

Hortelã pulverizada, pó de ossos e areia já foram usados para limpar os dentes. Dependendo da época, o bafo era disfarçado com flores, pós bizarros e até xixi.

Pierre Fauchard

Segundo pesquisas, em 1728, na França, o médico Pierre Fauchard (1678-1761), revolucionou a Odontologia, inovando conhecimentos, criando técnicas e aparelhos, sendo chamado o “Pai da Odontologia Moderna”.

Os três primeiros dentistas que se registraram: Luiz Antunes Carvalho (1852), Emilio Salvador Ascagne (1859) e Theotônio Borges Diniz (1860). Mentes mais lúcidas procuravam a melhoria do ensino e normas um pouco mais criteriosas e moralizadoras àqueles que desejassem praticar a Medicina e Odontologia.

Egito: As primeiras referências à odontologia no Egito datam de 3.700 a.C e foram encontradas, em manuscritos, citando problemas bucais, como dores de dente e feridas gengivais. Resy-Ra foi o primeiro homem a ser citado como profissional do cuidado dentário – o “primeiro dentista”.