Quem tinha o poder da música na antiguidade?

Perguntado por: ajordao5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Entre os Assírios e os Babilônios, a Música desempenhava importante papel nas batalhas, animando as tropas e também alegrando os banquetes e festas, em tempos de paz.

No Egito Antigo, ainda em 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, a utilizou como uma maneira para civilizar o mundo.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

Antes das facilidades dos streaming de músicas e até do MP3, as pessoas precisavam gravar o álbum favorito em uma fita K7 para depois ouvirem o som em um walkman. Muitas vezes, as cópias eram feitas diretamente das rádios ou de um disco de vinil.

A ideia básica era a de um aparelho portátil capaz de reproduzir fitas cassetes e rádios AM e FM, o qual o usuário conectava um fone de ouvido.

Bach

Bach, o Pai da Música -

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.

Durante esse período, a música esteve fortemente relacionada com o cristianismo e a Igreja Católica, sendo expressa com passagens bíblicas, rezas, orientações religiosas e descrições sobre as vidas dos santos.

flauta

Os historiadores não sabem ao certo quando a música surgiu na humanidade, mas consideram que o primeiro instrumento musical inventado foi a flauta - a mais antiga delas, encontrada por arqueólogos na Alemanha, provavelmente foi produzida há quase 82 mil anos.

Entre os instrumentos mais utilizados estão vários tipos de instrumentos de sopro (trombetas e trompas, como o shofar, flautas, oboés), percussão (tambores, sistros e crótalos) e cordas (como liras, cítaras e harpas). A música tinha papel importante nas festividades e nas atividades do Templo de Jerusalém.

Música é uma palavra de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. Assim, é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas).

Primeiro dispositivo reprodutor e gravador de áudio foi fonógrafo, criado por Thomas Edison, em 1877. A evolução dos tocadores de música já completou mais de um século de trajetória. O primeiro passo nessa linha do tempo foi dado pelo grande inventor americano Thomas Edison, em 1877, ao criar o fonógrafo.

Feito de PVC, registrava as músicas em microrrachaduras. Para escutar o disco, era preciso ter um aparelho chamado toca-discos — que executava o áudio usando uma agulha. Esse jeito de ouvir música ficou muito popular, pois, além de ser compacto (para os padrões da época), armazenava quase 1 hora de gravação!

O mais interessante é que, além da diversidade e relevância da cena musical da época, o público também tinha mais interesse de ouvir coisas diferentes e vários estilos de música tinham espaço na mídia, ao contrário de hoje em dia onde a música popular é cada vez mais repetitiva. As músicas eram melhores antigamente?

Os primeiros homens ouviam o som das ondas, o canto dos pássaros, os sons que outros animais faziam para se comunicar, os trovões, os uivos do vento e os próprios batimentos do coração. Perceberam também que podiam produzir sons, por exemplo, batendo as palmas das mãos, os pés no chão e com sua própria voz.

Tecnicamente, faziam escalas de sete notas e usavam principalmente instrumentos de corda, como a harpa e o alaúde. Usavam também flautas feitas de osso e com o passar do tempo, vieram a fabricá-las também em metal. Como instrumentos de percussão, usavam o os tambores de guerra, címbalos feitos de bronze.

O fonógrafo, o primeiro sistema de som capaz de reproduzir sons previamente gravados em cilindros de papel, metal ou cera, completa 135 anos nesta quarta-feira. O aparelho foi anunciado por Thomas Edison em 21 de novembro de 1877.

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).