Quem teve o Bolsa Família cancelado recebe os atrasados?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Bolsa Família bloqueado recebe retroativo? A boa notícia para quem teve o Bolsa Família bloqueado em 2023 é que recebe atrasado. Se o benefício foi travado por estar com o cadastro atualizado, o cidadã deve buscar o atendimento do CRAS da cidade, com os documentos pessoais, e atualizar o Cadúnico.

Segundo o relato de famílias desbloqueadas, apesar do dinheiro não ter caído na conta no Caixa Tem, já é possível retirar o valor do benefício de Junho e de parcelas retroativas aos meses de abril e maio pessoalmente com o cartão do programa.

Famílias que tiveram o benefício bloqueado desde o início da busca ativa, e que atualizaram seus dados do CadÚnico, estão sendo liberadas para receber novas parcelas, além do pagamento do Bolsa Família retroativo.

Aumento da renda familiar: se o seu Bolsa Família foi cancelado por causa do aumento da renda familiar, é preciso atualizar o Cadastro Único para Programas Sociais e informar a nova renda. Para isso, você pode ir até a unidade do CRAS mais próxima ou fazer a atualização pelo aplicativo do Bolsa Família.

A liberação dos benefícios pode ser verificada por meio dos aplicativos oficiais do Bolsa Família e do Caixa Tem, que fornecem acesso imediato às informações atualizadas, incluindo a disponibilidade dos pagamentos retroativos.

Não há prazo estabelecido para retorno do pagamento, pois depende de avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social. Requisitos: Já estar inserido no Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.

Recebo Auxílio Brasil/Bolsa Família, fiz o cancelamento do meu cadastro e meu benefício foi cancelado. Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema.

O valor deve estar disponível no Caixa Tem e no aplicativo do Bolsa Família. SAIU AGORA! Caso não consiga realizar o saque, o beneficiário deve ir a uma agência da Caixa Econômica, portando um documento original com foto, para realizar o saque das parcelas retroativas do Bolsa Família.

Sim, desde que haja a comprovação de que o bloqueio ocorreu de maneira desnecessária. Com isso, é possível reaver os valores e recebê-los assim que houver o desbloqueio da parcela.

Como saber se cadastro foi cancelado? Quem teve o benefício cancelado é informado por meio de mensagem no extrato bancário, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão só receberá parcelas a partir do dia de inscrição nos programas, não tendo direito ao pagamento retroativo.

Com nossos anos de experiência em Direito Previdenciário, sabemos que a RPV demora em média 60 dias para o pagamento após a sua emissão.

Com a mudança do governo Bolsonaro para o governo Lula, em 2023, o programa voltou a se chamar Bolsa Família, valor mínimo foi mantido em R$ 600,00, e também foi mantido o bônus de R$ 150 para cada criança de até seis anos de idade que faça parte do programa, agora sem limite de crianças.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

Alguns deles são inconsistências cadastrais e divergências dos dados familiares, falta de atualização cadastral no CadÚnico, entre outros. Para evitar que seu benefício seja cancelado, é importante que sua família esteja dentro das regras do programa e mantenha seus dados sempre atualizados.