Quem teve filho depois dos 50?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Além de Claudia Raia, que está à espera de seu terceiro filho aos 55 anos, Solange Couto e Janet Jackson integram a lista de famosas que tiveram bebês após os 50.

De acordo com Abrão, a “mulher moderna, que se cuida, que faz atividade física e não tem nenhuma comorbidade, pode ter um corpo preparado para receber uma gravidez nessa faixa etária — muitas vezes até melhor do que mulheres mais novas que não se cuidam tão bem”, disse.

Não existe uma estatística ao certo dos casos de gravidez a partir dos 50 anos (quando geralmente a mulher está na menopausa). Vilarino explica, porém, que, como essas gestações são muito pontuais, principalmente se forem naturais, os casos são "extremamente raros".

A atriz Carolina Ferraz se tornou mãe aos 46 anos. Ela chegou a ficar grávida, mas logo depois sofreu um aborto espontâneo. Meses depois, conseguiu engravidar pela segunda vez, dessa vez através de fertilização in vitro. Sua filha, Izabel, nasceu quando a atriz já tinha 47 anos.

— Engravidar após os 50 é gravidez de alto risco. Existe chance de diabetes, obesidade, maior número de infecções, pré-eclampsia (síndrome hipertensiva da gravidez), além de um parto mais demorado.

O útero demora mais para envelhecer do que os ovários, o que aumenta a possibilidade uma gravidez acima dos 60 anos”, explica Borges, responsável pelo caso de Ana Maria. O que vai determinar se a mulher pode ou não passar por um procedimento de reprodução assistida é a sua condição de saúde.

Mas fica a dúvida: é possível engravidar na menopausa? Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva.

Após ter entrado de vez na pós-menopausa, a mulher deixa de ovular, portanto não é possível engravidar naturalmente. A Reprodução Humana Assistida é uma importante opção para mulheres que já estão em climatério e ainda desejam engravidar.

Como vimos, não há possibilidade de uma gravidez natural quando a mulher está na menopausa. O que pode acontecer é a gravidez durante o climatério, o período que antecede a menopausa, no qual a mulher ainda ovula, mesmo que irregularmente. E, mesmo assim, as chances são reduzidas.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos.

Claudia tentou engravidar por meio de inseminação artificial, mas o procedimento não deu certo. Em uma entrevista ao “Mais Você”, ela comentou que decidiu “tocar sua vida”, até porque já tinha entrado na menopausa. No entanto, ela ovulou sem saber e foi surpreendida com a notícia de que estava grávida.

A gravidez do caçula, apesar de desejada, acabou pegando Claudia e Jarbas de surpresa – e os fãs dos dois também. Quando o casal decidiu engravidar, Claudia estava há três anos na menopausa e pretendia gerar um bebê por meio de uma fertilização in vitro com óvulos congelados aos 48 anos – por conselho da mesma guru.

A FIV é a forma mais segura, diz a médica, para que mulheres no climatério ou na menopausa engravidem, já que, nessas condições, não é mais possível ter uma gravidez por via natural.

Linda Medina tinha apenas 5 anos quando deu à luz um menino, tornando-se a mãe mais jovem da história. Ela morava em uma aldeia remota nos Andes e, inicialmente, sua vida não parecia diferente das outras crianças de sua idade.

Além da aparência física, as alterações hormonais como a menopausa, rugas e flacidez na pele, diminuição da produção de colágeno, perda muscular e de densidade óssea e dificuldade de concentração são apenas algumas das mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50.

Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica é um exame não invasivo e fundamental para avaliar as estruturas pélvicas, já que permite visualizar a vagina, o colo uterino, o útero, as tubas uterinas e os ovários.

Especialistas acreditam que os hormônios podem ter provocado o reinício do processo de ovulação, mas afirmam que as chances de uma gravidez natural após a menopausa são "infinitamente pequenas".

Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.

Sim. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), as técnicas de reprodução assistida podem ser realizadas, somente, até os 50 anos. Isso, contanto que exista real possibilidade de sucesso e baixa probabilidade de riscos graves, tanto para a candidata ao procedimento como para seu(s) futuro(s) bebê(s).