Quem teve descolamento de retina pode dirigir?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Não dirigir por 30 dias.

O repouso deve ser absoluto durante 1 a 2 semanas e retornar as suas atividades após 45-60 dias. Porém, esta estimativa pode variar dependendo do caso. A visão geralmente melhora após algumas semanas do procedimento, mas pode levar meses até o resultado final.

A visão pode levar meses para melhorar ou não retomar completamente. Por isso é muito importante que você consulte um oftalmologista ao primeiro sinal de problema. Como toda cirurgia, a de descolamento de retina apresenta riscos.

Visão turva ou embaçada
A visão embaçada pode ser sinal da presença de um descolamento de retina. Isso acontece porque o descolamento pode ocorrer em regiões periféricas, projetando uma sombra no campo de visão, ou em uma região central, causando a percepão de uma sombra central.

A cirurgia dura em média 1 hora e a recuperação pode se estender de 7 a 15 dias, dependendo do caso.

Os sintomas comuns do descolamento de retina são: flashes luminosos, visão embaçada, moscas volantes (impressão de ver insetos voando), entre outros. Portanto, procure um médico oftalmologista ao notar quaisquer sintomas de alteração visual.

O descolamento da retina, por exemplo, é uma situação comum nessa fase da vida. É um problema grave que, se não for tratado, pode levar à cegueira total e irreversível.

Atualmente as medicações disponíveis são o ranibizumabe (Lucentis) e o aflibercept (Eylea).

Depois de operado, o paciente com descolamento de retina tem chance de voltar a descolar? Infelizmente sim. O risco é estimado em 10% de chance de descolar novamente.

Em média com duas a três semanas a visão estará praticamente normal, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos.

O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.

Qual o preço de uma cirurgia de descolamento de retina (vitrectomia) em 2023? O preço da cirurgia de descolamento de retina (vitrectomia) varia entre R$10 mil a R$30 mil reais. Podendo até ser mais caro.

O descolamento de retina geralmente tem como sintomas flashes de luz (fotopsias) no canto da visão e o aparecimento de “sujeirinhas flutuantes” (moscas volantes) na visão do paciente. Em casos mais grave o paciente pode perceber uma cortina fechando em sua frente, além de piora da visão.

O tratamento indicado para este caso é a fotocoagulação a laser, aplicado diretamente sobre a região afetada, promovendo um reforço na estrutura do tecido retiniano, prevenindo um possível descolamento. É comum que esse procedimento possa ser repetido ao longo dos anos.

Ao contrário dos peixes, os seres humanos são incapazes de regenerar ou até mesmo reparar lesões na retina. “A regeneração parece ser o status padrão, e a perda dessa capacidade aconteceu em vários pontos da árvore evolucionária”, explica o neurocientista, Seth Blackshaw, da Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos.

Quem faz cirurgia de descolamento de retina volta a enxergar? Saiba que a retina é uma estrutura muito frágil, e depois da cirurgia, a expectativa é a visão se recupere após seis meses. E a tendência é melhorar progressivamente.

Em geral, a posição mais indicada para dormir depois da cirurgia de retina é com a cabeça elevada, como acontece com os pacientes que se submetem à vitrectomia. No entanto, para outros tipos de procedimento, o médico pode recomendar que se durma de bruços por até 30 dias, de modo a proteger o lado do olho afetado.

Dormir após a aplicação do colírio não traz problemas para a sua saúde. Nesse caso, o mais importante é que você siga os horários e as recomendações do seu oftalmologista.