Quem terminou de escrever o livro de Deuteronômio?

Perguntado por: aramos2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Moisés

Quem escreveu esse livro? Moisés é o autor de Deuteronômio. No decorrer do livro, vemos que Moisés cumpriu seu papel divino de “grande legislador de Israel” (D&C 138:41). Moisés também foi um protótipo do Messias, Jesus Cristo (ver Deuteronômio 18:15–19).

Você já leu mais de 250 páginas da Bíblia escritas pelo profeta Moisés, mais do que foi escrito por qualquer outro profeta do Velho Testamento. Deuteronômio 34 diz que Moisés morreu; mas como mencionamos anteriormente (ver p. 71), Alma 45:19 ensina que Moisés não morreu, mas foi transladado.

O livro do Deuteronômio é o livro da Aliança de Deus com Israel. Foi Deus quem tomou a iniciativa da Aliança. Escrito vários séculos depois do Êxodo, o livro do Deuteronômio afirma: “O Senhor nosso Deus fez aliança conosco em Horeb.

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

Provavelmente tenha sido escrito em Jerusalém, reflete, porém, as tradições do reino do norte (Israel) e composto após a queda da Samaria (722 AC). Esse “livro da lei” passa a servir de lei para o povo. O livro do Deuteronômio foi concluído no período do exílio na Babilônia.

7 Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor. 8 E os filhos de Israel prantearam Moisés trinta dias nas campinas de Moabe; e os dias do pranto do luto de Moisés se cumpriram.

O livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro dos cinco livros escritos por Moisés. Ele cobre aproximadamente vinte e cinco mil anos de história—mais do que todo o restante da Bíblia, inclusive o Novo Testamento!

200 vezes

É no espírito do Deuteronômio que foi feita a redação final da história do Povo de Deus, registrada no Antigo Testamento. O Deuteronômio é o livro do Antigo Testamento mais citado nos escritos do Novo Testamento, mais de 200 vezes!

Pecado de Moisés: Deus diz a Moisés para "falar" à rocha, porém já bastante irritado com o povo, Moisés age por conta própria e fere duas vezes a rocha. As águas são chamadas Meribá, por causa da contenda do povo com Deus.

A sua autoria tem sido tradicionalmente atribuída ao grande líder hebraico Moisés, seja por judeus seja por cristãos. Também por isso chamado de "Lei de Moisés", considera-se atualmente que o Pentateuco não pode ser obra apenas de um autor, não o sendo daquele, todavia.

Monte Nebo, Jordânia

Ele fala sobre a época em que os israelitas se rebelaram e como serviu de mediador entre eles e o Senhor. Ensina aos israelitas que, se amarem e servirem ao Senhor, serão abençoados na terra prometida; caso contrário, serão amaldiçoados.

O Deuteronômio sublinha a singularidade de Deus, a necessidade de uma drástica centralização de sua adoração e a preocupação com a posição dos pobres. Seus muitos temas podem ser organizados à volta de três pilares principais: Israel, o Deus de Israel e a aliança que os une.

a Torá

Para quem está a procura da Lei de Moises, a Torá, este não é o livro. Este é um livro sobre a Torá, uma leitura crítica sobre, um trabalho importante sobre a pesquisa do Pentateuco.

A Bíblia é composta por 66 livros e há muitos textos diferentes, embora alguns deles tratem de assuntos parecidos. Alguns foram originalmente escritos em hebraico e grego (com algumas citações em aramaico) e saber sobre a tradução é importante para a compreensão e contextualização.

“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Deuteronômio 31:8.

DEUTERONÔMIO 2 – Deus faz uma anamnese espiritual com Seu povo. Deus relembra pedagogicamente o passado para instruir Seu amado povo a fim de, no futuro, amadurecer espiritualmente.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.