Quem termina o relacionamento sofre mais?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Basicamente um grupo de pesquisadores descobriu que, enquanto as mulheres sentem o fim do relacionamento de maneira mais intensa, os homens são os que ficam tristes por mais tempo.

Há casos em que após algumas horas ou dias ele se arrependa do que fez e já começa a sentir falta , enquanto em outros casos o ex vai sentir essa falta após uma ou duas semanas, por exemplo. Logo após o término é comum o ex querer distância, e é muito importante que você respeite esse tempo.

Também é verdade que o homem é mais inclinado à agressividade e impulsividade; portanto, cuidado se lhe ocorrer um sentimento de raiva da “ex” e vontade de se vingar de forma, física, verbal ou com algumas torturas psicológicas como provocações ou retenção de coisas que pertencem a ela e que estão com você.

Se o seu ex-namorado mantém contato frequente com você, isso pode indicar que ele sente falta sua falta e não consegue passar muito tempo longe. Isso inclui o início, por parte dele, de conversas sem razão aparente, a não ser para dizer "oi", seja por e-mail, mensagens, redes sociais ou telefonemas.

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  • Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  • Não se relacionar com outra pessoa;
  • Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  • A atual namorada se parecer com a ex;
  • Demonstração de ciúmes;
  • Falar da ex o tempo todo.

Sim, na grande maioria das vezes, quem termina sente falta de algo único na outra pessoa! Todos somos únicos neste mundo e a pessoa que lhe deixou não vai ter mais algo que era só seu. Ela se arrepende quando se dá conta que perdeu e vai sentir sua falta.

Os homens, quando apaixonados, modificam a regulação interna dos neurotransmissores e hormônios. Há uma redução da testosterona, responsável pela libido, e aumento da ocitocina. E é aí justamente que tudo muda.

A separação é dolorosa porque impõe o rompimento com a fantasia do par amoroso idealizado, além de abalar a autoestima e exacerbar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento influi diretamente na intensidade da dor na separação.

Muitas pessoas relatam, nesse momento, sensações físicas como falta de ar, dores no peito, alterações no apetite, no peso, no sono, entre outras. Estes sentimentos surgem pois, diante do rompimento, o indivíduo sofre um luto, reagindo à perda do objeto de amor.

8 estratégias comprovadas para ajudá-lo a superar seu ex

  1. Corte o contato com seu ex. Embora possa ser difícil de fazer, cortar o contato com seu ex é essencial para seguir em frente. ...
  2. Concentre-se no autoaperfeiçoamento. Agora é a hora de focar em si mesmo e se tornar a melhor versão de si mesmo. ...
  3. Viva sua vida ao máximo.

Depois de começar a conversar casualmente, mencione alguma lembrança carinhosa de vocês dois que faça seu ex-namorado lembrar sobre as coisas boas do seu relacionamento. Trazer à tona as boas lembranças o ajudará a lembrar-se de quando ele se apaixonou por você, aumentando a saudade que ele sente por você agora.

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.

Geralmente a média de tempo de cicatrização de um relacionamento leva em torno de três meses. Mesmo esse tempo variando de pessoa para pessoa, não é possível abreviar o sofrimento da separação e sentir-se bem rapidamente.

Apesar do ex-parceiro ainda estar vivo, tudo que você construiu — sonhos, planos, conversas — com aquela pessoa muda de uma hora para outra, e o seu cérebro não lida bem com isso. O luto tem 5 fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

30 dias geralmente é o necessário, mas cada pessoa é diferente. Algumas conseguem superar a relação com rapidez, enquanto outros demoram muito tempo. Se você acha que ainda não está pronto mesmo após um mês, não há problema nenhum em estender o período da ausência de comunicação.

6 comportamentos que indicam que seu ex tem saudade de você

  1. Constantemente mantém contato. Embora a relação tenha chegado ao fim, ele sempre vai tentar manter contato. ...
  2. Ele tenta marcar encontros. ...
  3. Ele busca formas de impressionar você ...
  4. Ele se aproxima dos amigos e familiares.

É aqui que entra a regra do “contato zero”. Essa regra é exatamente o que parece: não ter nenhum tipo de comunicação com o ex por um determinado período de tempo (geralmente de 30 a 60 dias). Usar a regra do contato zero ajudará você a seguir em frente após o fim do relacionamento ou servir para unir vocês de novo.