Quem tem Zé Pilintra como padrinho?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Nessa faceta, o Zé Pilintra tem como padrinhos São Jorge, padroeiro do Rio de Janeiro, e Nossa Senhora dos navegantes.

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco. Um negro forte e ágil, bom amante, que gostava da jogatina e das bebidas e nunca fugia de uma pendenga.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Orixá Exu

Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.

Dizer ser "filho de Zé", é na verdade uma expressão usada para se referir àqueles que tem uma devoção muito forte depositada nessa entidade ou mesmo que esta entidade o apadrinhou. Ela se popularizou, assim como, tudo que envolve Zé Pelintra.

De acordo com Pai David Dias, do Templo Umbandista Pai João de Angola, não é possível ser filho de Zé Pelintra na ancestralidade. Zé Pelintra é uma entidade, um espírito humano, que não pode por definição fatorar outro ser humano.

O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Dizer ser filho de Zé, é na verdade uma expressão usada para se referir àqueles que tem uma devoção muito forte depositada nessa entidade. Ela se popularizou, assim como, tudo que envolve Zé Pelintra. Da mesma forma acontece com as afirmações “sou filho de Tupinambá” ou “Tranca Ruas é meu pai”, por exemplo.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

Guia Colar de Ogum ou Zé Pelintra Miçanga Vermelha e Branca Fio e Contas Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

7 de julho

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho. A lei foi promulgada nesta terça-feira (20) pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, e é de autoria dos vereadores Átila A.

Tomai-nos, Zé Pelintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai o nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

A Pombo-gira mas velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilha, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral . Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.

O mistério maior de Zé Pelintra vem de sua principal regência que é Oxalá, Ogum, Iemanjá e Iansã. Mas, podemos encontrar hoje dentro da falange da malandragem, diversos “Zés” com suas mais distintas filiações e atuações específicas dentro do campo desse ou daquele Orixá.