Quem tem vocação?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 13 votos

Quando alguém é muito bom em algo, de maneira natural, as pessoas falam que é uma vocação. O termo, que significa “chamado“, a princípio era usado para denominar as vocações religiosas. Entretanto, a Psicologia vocacional adotou a expressão para designar todos os chamados interiores.

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

O que é vocação? Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa.

A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.

Existem diversos tipos de vocação, que podem ser na área religiosa, da educação, da saúde, de exatas, de humanas etc. Algumas pessoas têm a política como vocação, já outras a Medicina. Há ainda o canto, as artes de maneira geral, o lidar com crianças e outras tantas vocações.

Que tem vocação para determinada carreira: Era um jovem vocacionado para a medicina. sm. 2. Pessoa que tem tendência, propensão ou inclinação para determinado ofício: Só um vocacionado para a arte da interpretação poderia interpretar o Hamlet.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

A primeira vocação é o chamado à Vida.

Se a vocação é o chamado de Deus, que se transforma na nossa missão no mundo, nossa profissão é uma escolha pessoal do que queremos fazer todos os dias. Para escolher uma carreira, pensamos em fatores pessoais, comunitários e financeiros, olhamos para o mercado e para tendências.

A vocação indica uma tendência ou habilidade que leva alguém a exercer uma determinada carreira. Na orientação vocacional, o psicólogo auxilia com ferramentas específicas, a descoberta dessa vocação. A orientação profissional está mais relacionada ao mundo profissional.

Citando Platão, a palestrante destacou que sob um olhar filosófico, a vocação é a oportunidade que todo ser humano tem de conquistar seu destino, integrando-se na sociedade pelo fato de ser útil aos demais, através do trabalho que lhe é próprio, o que o permite realizar-se e ser feliz.

primorado. A vocação é azul porque representa um chamado, algo que vem do horizonte, da imensidão da linha onde o mar se transforma em céu – da vida, enfim. O dom é inato: obra do acaso genético ou presente de Deus, quem sabe a verdade?

Vocação vem do latim “vocare”, que significa chamar. É um chamado da essência para uma determinada missão. É algo que te faz sentir bem ao realizar. Talento está mais ligado à habilidade que se tem para realizar alguma atividade, o que pode ser inato ou desenvolvido ao longo da vida.

A melhor maneira de chegar a uma decisão acertada é não escolher entre vocação ou mercado de trabalho, mas sim levar ambos em consideração — ou seja, pensar nas suas habilidades, naquilo que traz satisfação e que oferece boas oportunidades de emprego.