Quem tem vitiligo têm a imunidade baixa?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

- Auto-imunidade: o vitiligo tem sido considerado doença auto-imune devido à associação positiva com algumas doenças como tireoidites, diabetes mellitus e alopecia areata.

As pessoas que sofrem com vitiligo no Distrito Federal passam a contar com novos benefícios estabelecidos pela lei nº 7.077/2022, entre eles um estudo imunológico capaz de revelar a presença de outras doenças autoimunes.

Em pacientes com diagnóstico de vitiligo, deve-se evitar os fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Evitar o uso de roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição ao sol. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda.

Dentre os tratamentos utilizados no vitiligo a vitamina D tem papel no aumento da imunidade inata associado a regulação profusa da imunidade adquirida, aumenta a atividade da tirosinase e melanogênese através do receptor vitamina D (VDR) em melanócitos.

Evite arranhões, cortes ou queimaduras na pele, pois eles podem provocar novas manchas de vitiligo. Esse cuidado também vale para as tatuagens, que causam traumatismo na pele, estimulam e favorecem o aparecimento de novas manchas despigmentadas.

Como se prevenir?

  1. evitar o estresse;
  2. levar uma vida tranquila;
  3. cuidar da saúde mental;
  4. passar protetor solar diariamente;
  5. visitar periodicamente o dermatologista;
  6. verificar o histórico da doença na família;
  7. usar dermocosméticos especiais.

Até na Bíblia ela está citada, em hebraico, com o nome tzaraat. » É perfeitamente possível ver um paciente com vitiligo ser curado, mas não há como o médico garantir que as manchas vão desaparecer com o tratamento. » Não passa necessariamente de pai para filhos.

O ruxolitinibe pertence a uma classe de medicamentos chamada inibidores da via JAK, que bloqueiam, seletivamente, a ação do sistema imunológico que destrói os melanócitos, substâncias que pigmentam a pele.

A pomada de Mamacadela é indicada para auxiliar na prevenção e no tratamento do Vitiligo, dores e inflamações, sendo capaz de reverter a despigmentação da pele. Além de auxiliar no tratamentos de diversas doenças cutâneas como: psoríase, hanseníase, dermatites e eczemas.

Vale ressaltar que existem diferentes diagnósticos para manchas claras, como vitiligo, hanseníase, pitiríase versicolor, nevo acrômico e líquen escleroso, por exemplo.

Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas aquelas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores, são mais sensíveis ao sol. Em dias nublados, também é importante o uso de proteção.

O cadastro será permitido nos seguintes casos: – Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves tratadas com sucesso e situação clínica estável. – Vitiligo, sem uso de medicação.

Portanto, favorece uma alimentação rica em vitaminas e alimentos frescos como frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes, oleaginosa, no tratamento e prevenção do Vitiligo.

O vitiligo não tem cura, no entanto, existem várias formas de tratamento que ajudam a reduzir a inflamação do local e estimular a repigmentação das regiões afetadas, como imunossupressores, corticoides ou fototerapia, por exemplo, orientados pelo dermatologista.

O vitiligo é uma doença órfã de tratamentos específicos, considerando que não existe medicação desenvolvida e aprovada especificamente para seu tratamento, por exemplo, pela Food and Drug Administration (FDA).