Quem tem vitiligo pode comer ovo?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

É muito importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina, aminoácido precursor da melanina. A fenilalanina é encontrada em fontes protéicas como ovos, carnes de boi, nozes, feijão, frutos do mar e leites.

Por fim, as carnes brancas e os peixes completam a dieta, pois fornecem ômega-3. A alimentação adequada pode segurar a evolução da doença e manter sob controle o surgimento das manchas pelo corpo.

Alimentos ricos em melanina para o cabelo

  • Cenoura.
  • Tomate.
  • Batata-doce.
  • Espinafre.
  • Manga.
  • Laranja.
  • Morango.
  • Acerola.

Devem evitar os alimentos embutidos, defumados, gorduras animais e frituras. Aumentar o consumo de vegetais, de fontes de ômega 3 e de probióticos. É muito importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina, aminoácido precursor da melanina.

O tratamento é feito com corticoides sistêmicos ou tópicos, imunomoduladores, psoralenicos, fototerapia e transplante de melanócitos em pacientes clinicamente estáveis. A promessa de tratamento futuro são medicações novas chamadas de inibidores da JAK”, conta a dermatologista.

Evite arranhões, cortes ou queimaduras na pele, pois eles podem provocar novas manchas de vitiligo. Esse cuidado também vale para as tatuagens, que causam traumatismo na pele, estimulam e favorecem o aparecimento de novas manchas despigmentadas.

O vitiligo não tem cura, mas tem controle.
Abordagens terapêuticas podem ser utilizadas a partir da avaliação do perfil do paciente pelo médico dermatologista.

Tratamentos para vitiligo
Medicamentos orais, laserterapia, cirurgia para transplante de melanócitos e micropigmentação também podem compor o tratamento. Importante observar que, o estado psicológico do paciente bem como fatores emocionais, podem contribuir para o aparecimento e evolução das lesões.

Devem ser evitados os defumados, gorduras animais (de porco, torresmo), frituras e priorizados os vegetais, as fontes de ômega 3 e os probióticos. É importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina. Isto porque este aminoácido é precursor da melanina.

O principal mecanismo que desencadeia o vitiligo é a auto-imunidade. Isto ocorre quando as células de defesa do nosso corpo “atacam” nossos melanócitos (que é onde a substancia que da cor a nossa pele, a melanina, é produzida). Desta forma, nossa imunidade acaba causando as manchas brancas.

"O ideal é ingerirmos bastante alimentos que contenham Betacaroteno e Licoteno uma semana antes de tomar sol", diz. Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida.

1) Damascos. Com grande quantidade de vitamina A no damasco, a fruta tem beta-caroteno, um dos responsáveis por dar aparência bronzeada. Além disso, os carotenoides que oferecem a cor laranja para a fruta também ajudam a produzir melanina.

Consuma alimentos ricos em betacaroteno e vitamina A.
Dê preferência também para frutas como mamão papaya, melão cantaloupe e caqui. Mesmo que o betacaroteno não induza a produção de melanina em si, esse pigmento solúvel em óleos vai se acumular na pele e deixar o tom dela mais bronzeado.

É uma planta nativa do Brasil, fitoterápico popularmente como mama-cadela e considerada prioritária para a conservação e manejo de recursos genéticos vegetais. A pomada de Mamacadela é indicada para auxiliar na prevenção e no tratamento do Vitiligo, dores e inflamações, sendo capaz de reverter a despigmentação da pele.

As pessoas que sofrem com vitiligo no Distrito Federal passam a contar com novos benefícios estabelecidos pela lei nº 7.077/2022, entre eles um estudo imunológico capaz de revelar a presença de outras doenças autoimunes.

Medicamentos Para Vitiligo

  • Oxsoralen 10mg Bausch 30 Cápsulas. R$ 147,16 R$ 133,89. Ver Descontos Convênio. 9660.
  • Viticromin Sauad 30 Comprimidos.
  • Viticromin Sauad 30gr Pomada.

Os cremes hidratantes também devem ser aliados de quem tem vitiligo, principalmente no inverno. "A hidratação reforçada da pele também é fundamental nessa época do ano, pois a pele ressecada é mais suscetível a alergias e infecções", explicou a dermatologista Camila.

Evite os solários: também estes emitem raios UV prejudiciais, que podem causar queimaduras solares ou cancro da pele. Além disso, numa pessoa com um tom de pele claro que sofra de vitiligo, o tom bronzeado aumenta o contraste entre a cor natural da pele e as manchas despigmentadas, tornando-as assim mais visíveis.

Vale ressaltar que existem diferentes diagnósticos para manchas claras, como vitiligo, hanseníase, pitiríase versicolor, nevo acrômico e líquen escleroso, por exemplo.