Quem tem um testículo pode ter filho?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Se um dos testículos funcionar bem, ele é mais do que o suficiente para o homem gerar os espermatozóides e poder ter filhos. Na dúvida, procure um urologista . Ele poderá pedir alguns exames, como um espermograma, para checar a quantidade e a qualidade de espermatozoides.

O homem que possui apenas 1 testículo, mas não apresenta nenhum outro problema desses continuará fértil. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e, na ausência de um dos testículos, o outro pode devidamente continuar a produzir na quantidade suficiente capaz de garantir a fertilidade do homem.

O fato de perder um testículo geralmente não tem efeito sobre a capacidade do homem de ter ereções e manter relações sexuais. Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril.

Não. Os dois testículos produzem os espermatozóides e os hormônios masculinos do homem e dos mamíferos machos. A falta de um deles não interrompe essas funções.

Apesar de serem dois, é possível viver normalmente apenas com um testículo, caso haja remoção cirúrgica ou atrofia.

Exames para diagnosticar a infertilidade masculina

  1. volume da ejaculação com menos de 2,0 ml;
  2. concentração de espermatozoides inferior a 20 milhões por ml;
  3. contagem total de espermatozoides menor que 40 milhões;
  4. motilidade dos espermatozoides abaixo de 50%;
  5. morfologia espermática com formas normais inferiores a 30%.

Ultrassom transvaginal: utilizado para examinar as partes internas do trato reprodutor feminino; Ultrassonografia pélvica: utilizado para observar os ovários, o útero, entre outros órgãos internos da pélvis; Exames hormonais: utilizado para analisar a produção dos hormônios estradiol, FSH, LH, progesterona e inibina B.

O valor do testículo é US$ 35 mil (R$ 80,3 mil).

Quem tem fimose pode ser pai? A resposta é sim. A presença de fimose moderada não impede o pênis de ejacular, ela apenas pode prejudicar a qualidade da relação sexual, causando desconforto ao invés de prazer. Ou seja, desde que não atrapalhe a ereção, o homem que é portador de fimose consegue ter filhos.

Porque o homem fica com o saco mucho? Em dias frios, ele se aproxima mais do corpo para aumentar a temperatura dos testículos e fica mais arredondado e “cheio”. Na verdade, o saco escrotal está mais contraído. Antes da ejaculação, ele também fica mais arredondado.

Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.

A castração química ou física realmente leva à redução dos níveis de testosterona. Todavia, em alguns estudos houve manutenção da libido em até 24% dos pacientes, sendo que 45% apresentaram apenas uma certa redução na libido. Neste mesmo estudo, apenas 27% dos homens castrados se tornaram assexuais.

Um outro problema é que, dentro do abdômem, o testículo não funciona, não produz hormônio e nem espermatozóides. Bem, o terceiro testículo funcionante, segundo o Dr. Juliano, é raríssimo, há menos de 150 casos documentados.

O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).

Os homens produzem espermatozóides masculinos e femininos (Y e X) respectivamente. A combinação XX determina que o bebê será menina e XY que será um menino. O espermatozóide masculino tende a andar mais depressa, conseguindo alcançar o óvulo mais rapidamente.

Desde o nascimento, os testículos estão dentro do corpo do bebê, no abdômen. Por volta dos dois anos de idade, eles começam a descer para o saco escrotal.

Os testículos, estrutura presente apenas nos homens, estão relacionados com a produção de espermatozoides e de hormônios, como a testosterona.