Quem tem úlcera no estômago pode comer tapioca?

Perguntado por: scavalcanti4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Assim como o ovo, a tapioca não prejudica os sintomas da gastrite. Ela é considerada, inclusive, um ingrediente bem leve, neutro e pobre em gorduras - isto é, não causa dor ou inflamação no estômago.

Poderá comer macarrão na vigência de tratamento para gastrite e esofagite, mas moderação na quantidade será fundamental para não evoluir com glicemias elevadas e até mesmo diabetes.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.
...
Melhores frutas

  • Abacate;
  • Banana;
  • Goiaba;
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Pera.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

Mas o leite não deve ser abolido da alimentação de quem sofre de gastrite. Nutricionistas indicam que o leite puro não deve ser ingerido, mas derivados pode fazer parte da dieta, sem excessos e em quantidade moderada.

As batatas doces são uma ótima opção para quem sofre de gastrite. Rica em fibras, a batata-doce pode ajudar a reduzir a inflamação, acalmar o revestimento do estômago irritado e fortalecer a saúde digestiva.

Por isso, os alimentos que devem ser incluídos na alimentação durante uma crise de gastrite ou úlcera são: Frutas, como a maçã, pera, mamão, goiaba ou banana, preferencialmente sem casca e cozido ou amassado.

A Úlcera Gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, nada mais é do que uma lesão (ferida) na parede interna do estômago, geralmente, benigna, mas que, quando não tratada, pode se aprofundar para todas as camadas do órgão levando a hemorragias e perfuração.

O tempo para cura é variável, mas pode-se esperar bom resultado em 12 a 16 semanas. Mesmo após a cura da úlcera a compressão é comprovadamente efetiva na prevenção de recorrência de úlceras venosas.

Frutas vermelhas, linhaça, mamão e pepino são exemplos de alimentos ricos em vitamina C e A, ativos com ação antioxidante que exercem ação anti-inflamatória no organismo, aliviando os sintomas da úlcera gástrica.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Nenhum problema, a não ser que você tenha uma intolerância individual ou já sinta desconforto.

É indicada ainda para tratar as funções digestivas, sendo muito recomendável para ser usada na dieta de doentes que sofrem de gastrite, úlcera, dispepsia.

Alimentos permitidos:
legumes e vegetais- cozidos ou no caso de saladas cruas como a alface, acelga, almeirão, etc, preferir as folhas mais internas e mais macias.