Quem tem tuberculose pode pegar chuva?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

Estou de tratamento da TB um mês e 15 dias, eu já posso sair, pegatu chuvisco? Podes sair sim. Depois de 15 dias de tratamento realizado de maneira correta a pessoa com tuberculose não transmite mais a doença.

A doença que pode ser transmitida facilmente pelo ar, pode agravar-se quando associada a vícios e doenças com a diabetes e HIV. Casos de diabetes mal controlados, por exemplo, podem aumentar em até oito vezes o risco de contração da doença.

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

Estudo foi feito com pacientes com tuberculose. A luz do sol pode servir como um remédio que ajuda na recuperação de infecções dos pulmões, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (3) na “PNAS”, revista da Academia Americana de Ciências.

Normalmente pessoas com a tuberculose inativa podem continuar com as atividade físicas usuais, somente os que apresentam a forma ativa devem começar aos poucos, sempre com o aval médico.

Não há contraindicação, desde que você não tenha sintomas respiratórios limitantes (cansaço e falta de ar).

O repouso é muito importante no primeiro mês do tratamento. A partir do terceiro mês, a pessoa em tratamento já deverá estar em condições de voltar ao trabalho. O médico é quem vai liberar a pessoa para o trabalho, desde que continue tomando a medicação até receber alta curada.

Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ... A TB SÓ SE TRANSMITE PELO AR.

Dor torácica
Ela pode surgir por vários motivos, desde a lesão do pulmão pela própria tuberculose, quanto pelo esforço causado pela tosse crônica, ou mesmo pelo acometimento da pleura pela infecção, que se caracteriza por uma dor que surge durante a respiração profunda, chamada de dor pleurítica.

Sabe-se que o bacilo pode permanecer no ambiente por um período de até oito horas, ainda mais quando o domicílio não é ventilado e arejado. Além do tratamento oferecido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, a ENSP conta com o Observatório Tuberculose Brasil.

Após a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em média, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primárias. A transmissão ocorre enquanto o doente estiver eliminando bacilos, e não tiver iniciado o tratamento.

O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença.
...
Os remédios mais utilizados são:

  • Isoniazida;
  • Rifampicina;
  • Etambutol;
  • Pirazinamida.

Para crianças e adultos, o importante é ter uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos como batata, batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais e óleos não saturados, como os de soja ou milho. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D, além de minerais.

Suco de abacaxi, pimenta e sal
Embora possa parecer uma mistura estranha, segundo uma revisão de remédios naturais no tratamento da tuberculose, foi possível observar que essa mistura tem um poder muito forte para dissolver o muco pulmonar e aliviar a tosse.

Suplementar, com nutrientes, a alimentação de pacientes com tuberculose, acrescentando selênio e vitaminas A, C, E e do complexo B, melhora os resultados do tratamento contra a doença respiratória, segundo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA.

Todas as refeições ao longo do dia devem conter alimentos com elevado teor de proteína de alto valor biológico. Alguns exemplos: carne/ peixes/ ovos e, se não for contraindicado, leite/ iogurte/ queijo.

Portanto, é fortemente recomendado que o medicamento seja usado em jejum (pelo menos 30 minutos antes de uma refeição ou 2 horas após), sempre que possível.