Quem tem tuberculose engorda?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Resumo. A Tuberculose (TB) é uma patologia infecto-contagiosa que acomete principalmente o pulmão, atingindo cerca de 80% dos casos. É comum que o paciente com TB apresente baixo peso e desnutrição por ter falta de apetite e emagrecimento devido ao desconforto em se alimentar por causa da tosse recorrente.

A pessoa pode tossir meses, sem, contudo, pensar na tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde.

A tuberculose é uma doença que não é influenciada pela alimentação. Não há restrição alimentar na tuberculose.

Dor torácica
Ela pode surgir por vários motivos, desde a lesão do pulmão pela própria tuberculose, quanto pelo esforço causado pela tosse crônica, ou mesmo pelo acometimento da pleura pela infecção, que se caracteriza por uma dor que surge durante a respiração profunda, chamada de dor pleurítica.

O repouso é muito importante no primeiro mês do tratamento. A partir do terceiro mês, a pessoa em tratamento já deverá estar em condições de voltar ao trabalho. O médico é quem vai liberar a pessoa para o trabalho, desde que continue tomando a medicação até receber alta curada.

Efeitos colaterais desconhecidos
Outro ponto que a pneumologista destaca é que alguns efeitos colaterais detectados no estudo não haviam sido citados anteriormente na literatura, como, por exemplo, perda de memória, alopecia (queda de cabelo), diminuição da libido e acne, que foi um efeito relativamente comum.

Suplementar, com nutrientes, a alimentação de pacientes com tuberculose, acrescentando selênio e vitaminas A, C, E e do complexo B, melhora os resultados do tratamento contra a doença respiratória, segundo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA.

A sequela pulmonar de tuberculose (TB) caracteriza-se por alterações anatômicas das estruturas brônquicas, vasculares ou do parênquima pulmonar que se seguem à cura microbiológica da infecção, favorecendo o aparecimento de sintomas respiratórios persistentes, infecções pulmonares de repetição, comprometimento da função ...

A pessoa pode tossir meses, sem, contudo pensar na Tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento, suor noturno acompanhado de febre baixa que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos.

Suco de abacaxi, pimenta e sal
Embora possa parecer uma mistura estranha, segundo uma revisão de remédios naturais no tratamento da tuberculose, foi possível observar que essa mistura tem um poder muito forte para dissolver o muco pulmonar e aliviar a tosse.

Qual é a alimentação ideal para uma pessoa que está com a tuberculose? Alimentação rica em proteínas, carboidratos de preferencia integrais, frutas e verduras (ricas em vitaminas, minerais e fibras); Um plano alimentar totalmente individualizado.

É comum que o paciente com TB apresente baixo peso e desnutrição por ter falta de apetite e emagrecimento devido ao desconforto em se alimentar por causa da tosse recorrente. Pacientes desnutridos sofrem alterações nos mecanismos imunológicos podendo contribuir para a evolução da doença e o insucesso do tratamento.

Não há problema em tomar gelado para que faz o tratamento correto.

Fornecer alimentos ou suplementos calóricos pode ajudar alguns pacientes em tratamento de tuberculose a ganharem mais peso. Porém não existe evidências atuais de que essa intervenção melhore os desfechos do tratamento da tuberculose.

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

XAROPE DE RIFAMPICINA, PRÓPOLIS E MEL PARA TRATAMENTO DA TUBERCULOSE. Patente de invenção composto por fração de extrato bioativo de própolis vermelha, tuberculostático rifampicina e solução de melito de abelha estéril, como veículo. O produto deverá ser utilizado na forma de xarope.

Pessoas que sofrem com esse tipo da doença podem sentir dor progressiva nas costas, fraqueza nas pernas, rigidez na coluna, dificuldade de se movimentar e uma massa palpável localizada no final da coluna.

Estou de tratamento da TB um mês e 15 dias, eu já posso sair, pegatu chuvisco? Podes sair sim. Depois de 15 dias de tratamento realizado de maneira correta a pessoa com tuberculose não transmite mais a doença.

Portanto, é fortemente recomendado que o medicamento seja usado em jejum (pelo menos 30 minutos antes de uma refeição ou 2 horas após), sempre que possível.

Já para ajudar no combate ao bacilo da tuberculose, pode ser interessante tomar o chá de equinácea ou astrágalo para melhorar as defesas do organismo e facilitar a cura da tuberculose. Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de uma das plantas citadas em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos.

A pessoa portadora de Tuberculose ativa pode ter direito a Auxílio-doença, Aposentadoria por invalidez, a depender da gravidade da doença e das consequências que a doença traz para a capacidade laborativa.