Quem tem tremor essencial pode dirigir?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Pessoas que sofrem de tremor essencial com frequência perdem a capacidade de desempenhar tarefas simples como dirigir ou ir ao trabalho. Pode ser muito difícil lidar com os sentimentos causados pelo isolamento.

O tremor essencial não tem cura, mas a doença pode ter seu avanço retardado por meio do uso de alguns medicamentos que buscam aliviar os sintomas, retardando os tremores.

O Médico Especialista normalmente um Neurologista geralmente pode diagnosticar TE com base na história familiar, no tipo de tremor e no exame neurológico completo. Não existem exames de sangue, urina ou outro teste específico utilizado para diagnosticar tremor essencial.

O tremor essencial não tem cura, mas pode ter o seu avanço controlado por medicamentos que buscam aliviar os sintomas e adiar os tremores. Injeções de toxina botulínica, realização de sessões de fisioterapia e procedimentos cirúrgicos também ajudam o paciente a conviver melhor com o tremor essencial.

O tremor essencial resulta da comunicação falha entre certas áreas do cérebro, incluindo o cerebelo, tálamo e tronco encefálico. A causa do tremor essencial é desconhecida, mas há provas de que para algumas pessoas o distúrbio é genético.

Nem sempre a diferenciação entre os tremor é simples. Por isso, quase sempre o neurologista especialista em distúrbios do movimento é indicado para que o paciente seja avaliado corretamente.

Por isso, é fundamental que o portador de Tremor Essencial faça o seguimento médico com um neurologista clínico especialista em distúrbios do movimento.

Os primeiros sintomas podem levar o paciente e sua família a suspeitarem de Parkinson, mas o tremor essencial é uma doença diferente. Apesar de ter como principal característica o tremor, as duas condições possuem sintomas diferentes e não têm relação entre si.

Existem algumas formas de aliviar o tremor essencial sem o uso de medicamentos ou, ainda, como adjuvante na terapia farmacológica. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar: Evite cafeína (café, coca-cola, energéticos);

Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores. A primidona deve ser iniciada na dose de 50 mg à noite.

Propranolol e primidona são as substâncias mais eficazes na redução dos tremores. O propranolol é um betabloqueador, também usado para tratar a hipertensão e a ansiedade de desempenho. Seus efeitos colaterais são de leves a moderados e incluem batimento cardíaco lento, fadiga e falta de ar.

Principais causas de tremor nas mãos
O tremor pode ser fisiológico, ou seja, normal. Ele ocorre em situações de estresse, ansiedade, nervosismo. O tremor fisiológico também aparece quando consumimos grande quantidade de cafeína por exemplo. No geral, não requer tratamento, apenas orientação.

CID 10

G25.0Tremor essencial
G25.1Tremor induzido por drogas
G25.2Outras formas especificadas de tremor
R25.1Tremor não especificado

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

Estresse, medo ou ansiedade - O organismo encara esses momentos de tensão e se prepara para uma reação de ataque. Uma série de hormônios estimulantes são liberados para manter a pessoa em alerta, como a adrenalina. Tais substâncias também levam à contração muscular involuntária que causa tremores, espasmos ou dores.

Doenças neurodegenerativas, como a Doença de Parkinson, tem como um dos principais sintomas, o tremor, que surge quando o indivíduo está em repouso. As mãos são a parte do corpo que a pessoa com Parkinson mais manifesta os tremores.

Certas medicações como o carbonato de lítio, valproato de sódio, lamotrigina, simpaticomiméticos e antidepressivos (tanto os tricíclicos como os inibidores seletivos de recaptação de serotonina), broncodilatores (salbutamol, por exemplo) produzem um tremor com as características do tremor fisiológico exacerbado.

O serviço na rede privada custa em torno de R$ 40 mil. Já o procedimento de implantação de eletrodos no cérebro do paciente – a próxima cirurgia que será realizada -, controlados por uma espécie de marca-passo, os neurocirurgiões implantam um marca-passo e eletrodos em uma das regiões mais profundas do cérebro.