Quem tem traumatismo craniano fala?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são: Alteração no nível de consciência. Falas desconexas. Esquecimentos.

Pessoas com uma lesão pequena não perdem a consciência, e geralmente se recuperam rapidamente de qualquer sintoma, como dor de cabeça, tonturas ou visão dupla. Uma compressa fria na área (como uma bolsa de gelo) e alívio simples da dor (paracetamol) pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

Após TCE, apresentou alterações cognitivas, de comportamento, tornando-se agressivo e impulsivo.

O traumatismo craniano tem cura? Sim, porém pode gerar sequelas graves, como o coma, a epilepsia, paraplegia ou cegueira. O tratamento deve ser feito pelo neurologista. É geralmente iniciado por exames diagnósticos, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

A recuperação pode levar de seis meses a vários anos, mas a reabilitação.

Mas, casos mais sérios podem levar a dores de cabeça crônicas, perdas de função neurológica específica – visão, equilíbrio, motricidade, memória -, até transtornos mais graves que prejudicam a consciência e a interação da pessoa com o mundo ao seu redor.

Quanto à severidade da lesão, o TCE pode ser classificado em leve, moderado e grave de acordo com a Escala de Coma de Glasgow (ECG), a duração da perda de consciência e da amnésia pós-traumática e pelas alterações nos exames de imagem³.

As complicações mais comuns que acometem as vítimas do TCE incluem o edema cerebral, laceração de vasos, fístula liquórica, hidrocefalia, convulsões, epilepsia, formação de abscesso cerebral, rinorréia e otorréia liquórica, lesão de nervos, hematomas que podem criar lesões expansivas adicionais, infecções como: ...

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

A maioria das pessoas com um trauma menor se recuperará bem em 1 a 2 dias.

Por isso, Álvaro Bulhões orienta que após uma pancada na cabeça, é necessário verificar se a vítima passou a ter sangramento no couro cabeludo, ouvido ou rosto, além de desmaio, perda de memória, alteração na visão e olhos arroxeados.

  • Cefaleia.
  • Convulsões.
  • Hemiparesia.
  • Sintomas de PIC aumentada.
  • Pupilas assimétricas, reflexos de tronco encefálico anormais e coma por compressão do tronco encefálico decorrente de herniação uncal.

As pessoas podem ter problemas com orientação, atenção e concentração, percepção, compreensão, aprendizado, organização dos pensamentos, resolução de problemas, memória e fala. Os problemas apresentados pelas pessoas dependem da lesão.

Como tratar o traumatismo craniano
A melhor forma de checar isso é por meio de uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Em casos mais leves, o médico recomenda uso de medicamentos para dor, realização de sutura ou curativos quando ocorre uma lesão cortantes.

Após o diagnóstico de morte encefálica, não há qualquer chance de recuperação.

Primeiros dias após a cirurgia:
Os pacientes geralmente são motivados a se levantar e caminhar (com assistência, se necessário), após alta da UTI e recuperação neurológica do paciente (o que pode acontecer nas primeiras 48h após a cirurgia ou em período variável dependendo do tipo de cirurgia).

Muitas lesões causam inchaço dos tecidos circundantes, mas é mais grave quando ocorre no cérebro. O crânio não pode se esticar para acomodar o inchaço. Isso leva ao acúmulo de pressão no cérebro, fazendo com que o cérebro pressione o crânio.

De acordo com o especialista, a pessoa que sofre uma pancada na região, deve ser observada, porque o cérebro pode ser atingido, ocasionando sangramento e coágulos.

Ainda de acordo com o especialista, na maioria das vezes os sinais aparecem rapidamente, ou seja, logo após a ocorrência da pancada. O tratamento e a observação podem levar de um a dois dias.