Quem tem transtorno mental pode ser processado?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Quem apresenta transtorno mental de um certo grau, em certas circunstâncias, não entra na regra geral do processo penal ou da pena de prisão. Mas claro, essa afirmativa é cheia de “poréns”. Então é importante tratar a informação com cuidado. Por exemplo, falar em “doente mental” pode ser inapropriado em alguns casos.

De um lado, a Justiça é a responsável por decidir se uma pessoa com doença mental, que comete crime, é ou não inimputável e, se for o caso, o juiz pede a conversão da pena de prisão em medida de segurança, ou seja, uma internação em hospital psiquiátrico de custódia.

A Declaração de Direitos do Deficiente Mental dispõe, logo em seu artigo 2º, que o deficiente mental tem direito aos cuidados médicos e aos tratamentos físicos apropriados, assim como à instrução, à formação, à readaptação e aos conselhos que o ajudem a desenvolver ao máximo as suas capacidades e aptidões.

A verificação da doença mental ou do desenvolvimento mental incompleto ou retardado depende de exame pericial. Sempre que houver suspeitas a respeito da higidez mental do agente, deve o juiz, de ofício ou mediante requerimento, determinar a instauração de um incidente de insanidade mental (CPP, arts. 149 a 152).

No dia 27 de janeiro de 2021, a Ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, prolatou decisão (HC nº 196.137/PE) determinando a reavaliação da prisão preventiva de preso diagnosticado com depressão.

O homicídio foi o crime mais comum (44%), seguido por crimes contra o patrimônio (26%), crimes sexuais (11%), crimes relacionados a entorpecentes (11%) e outros. O homicídio intrafamiliar predominou entre os psicóticos e os portadores de retardo mental.

A incapacidade transitória encontra nas pessoas portadoras de transtorno bipolar o público principal. O bipolar – até algum tempo conhecido como psicótico maníaco depressivo – é um ser ciclotímico que por um distúrbio oscila entre as fases de mania e de apatia.

Preconceito contra pessoa com transtorno mental pode passar a ser crime. Foi aprovado nesta quarta-feira (21) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) projeto que criminaliza atitudes de preconceito e discriminação contra pessoas com transtornos mentais.

Art. 149. Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal.

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

O conjunto de Estabelecimentos de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (ECTPs) no Brasil é formado por 23 hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico (HCTPs) e três alas de tratamento psiquiátrico (ATPs), localizadas em complexos penitenciários [1].

Transtornos mentales. Família. As atuais políticas públicas brasileiras de saúde mental priorizam a desospitalização e a desinstitucionalização da assistência, e tornam a família, a principal responsável pelo cuidado do doente.

Disque Denúncia – como funciona: as denúncias são anônimas e devem ser registradas na Central 181 (por telefone ou pelo site ).

Quais são as doenças mentais elegíveis para receber o benefício? Episódios depressivos, esquizofrenia, psicose não-orgânica não especificada, transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo recorrente, transtornos esquizoafetivos, transtornos mentais, etc.

"O neuroSPECT (nome do exame realizado) auxilia psiquiatras e psicólogos reforçando o seu trabalho e dando mais informações no momento do diagnóstico adicional, para tomarem as decisões sobre o tratamento.