Quem tem transtorno mental e PCD?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Comissão aprova projeto que equipara pessoas com transtorno mental a pessoas com deficiência. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que equipara pessoas com transtorno de natureza mental ou intelectual à pessoas com deficiência para todos os efeitos legais.

Com isso, pessoas que enfrentam um sofrimento mental crônico podem ter acesso às vagas asseguradas por lei para PcD. Por exemplo, quem sofre de transtorno bipolar, esquizofrenia, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, depressão grave e epilepsia.

Ou seja, de acordo com a decisão tomada pelo TJDF, há a possibilidade de um portador de bipolaridade ser considerado PcD, desde que seja provado que de fato possui a condição.

São direitos da pessoa portadora de transtorno mental: I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades; II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na ...

De acordo com o estatuto, pessoa com deficiência é “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

O documento considera alunos com deficiência como “aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial”; aqueles com transtornos globais do desenvolvimento são os “que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na ...

É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

O laudo para PcD pode ser emitido por um médico do trabalho da rede pública de saúde ou conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que equipara pessoas com transtorno de natureza mental ou intelectual à pessoas com deficiência para todos os efeitos legais. O texto aprovado altera a Lei da Reforma Psiquiátrica.

A comprovação da deficiência e o seu grau serão atestados por uma perícia médica realizada no INSS, bem como a data em que ela se iniciou.

8 doenças psiquiátricas que dão direito ao auxílio-doença
F33 – Transtorno depressivo recorrente; F31 – Transtorno afetivo bipolar; F19 – Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas. F43 – “Reações ao”stress”grave e transtornos de adaptação”

A esquizofrenia não é considerada uma deficiência mental pelos profissionais da saúde e até 2008 também não era considerada deficiência para efeito do benefício das cotas de trabalho.

Portando o segurado do INSS comprovando à Justiça que é portador de doença mental, este poderá solicitar a Aposentadoria por Invalidez ou Especial perante a Justiça.

Pessoas portadoras de transtorno do espectro do autismo ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental; Taxistas; Pessoas que tiveram o veículo furtado ou roubado ou vítimas de estelionato (a pessoa não é proprietária do carro);

As pessoas com deficiência intelectual, que há 40 anos morriam na adolescência, hoje podem viver mais de 60 anos. Como estão vivendo mais, outros problemas orgânicos estão surgindo.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Enquanto a doença tem causa definida, a síndrome revela uma condição quase sempre sem causas diagnosticadas. Transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença. Na maioria dos casos, está associado à saúde mental, já que a maior incidência de casos envolve a área do cérebro.