Quem tem transtorno de ansiedade pode dirigir?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 2 votos

Qualquer transtorno de ansiedade afeta concentração, foco, percepção, memória e atenção, movimentos e hábitos rotineiros com ou sem medicação, portanto é aconselhável não dirigir nem usar instrumentos perigosos.

Os sinais de ansiedade ao volante podem até ser sutis, mas algumas reações quase sempre evidenciam o sentimento de quem está dentro do carro, dizem especialistas. A tensão do motorista pode provocar descarga de adrenalina, aceleração dos batimentos cardíacos e em alguns casos até a taxa de açúcar no sangue aumenta.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

E a ansiedade é uma doença que leva o cidadão a passar por nervosismo e medos intensos, dificultando o convívio social e o trabalho. Portanto, ela é considerada uma doença, podendo deixar o trabalhador afastado de suas funções laborais.

1 é o código para Ansiedade generalizada, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

A bula do Rivotril® (clonazepam) alerta para o impacto desse medicamento na habilidade ao volante, sendo o paciente desaconselhado a dirigir durante o tratamento5.

Como manter a calma mesmo em situações de estresse.
...
5 dicas para dominar o medo e a ansiedade

  1. Pergunte a si mesmo: “Qual a pior coisa que pode acontecer?” ...
  2. Enxergue tudo de forma objetiva. ...
  3. Gere soluções potenciais para o problema. ...
  4. Lembre-se da lei das probabilidades. ...
  5. Ponha ordens de stop-loss em suas preocupações.

Amaxofobia, acho que é essa a palavra que você está procurando. Esse é o nome clinico para quem tem medo irracional de dirigir. Ela é definida por psicólogos como “medo irracional de dirigir”, e é tratável como quaisquer outros tipos de fobias.

Fatores ambientais. Traumas e eventos estressantes podem contribuir para o aumento da ansiedade. O Transtorno de Ansiedade Generalizada também pode piorar durante os períodos de estresse.

Ao tomar antidepressivos, a pessoa poderá ficar mais agitada, ter distúrbios de sono, dores de cabeça, entre outras reações. É recomendado que, ao começar o tratamento, o motorista espere, no mínimo, uma semana para dirigir.

Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera no organismo um alto nível de adrenalina, responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

Alguns dos exames que podem ser solicitados por seu médico ou psiquiatra durante esse processo são o exame de sangue e o eletroencefalograma, por exemplo.

Não existe um exame específico para confirmação do diagnóstico. Deve ser feito exames para excluir causas clínicas como hipertiroidismo, feocromocitoma, medicamentosa e doenças cardiológicas. O diagnóstico é feito através da história clínica associada ao exame psíquico e a exclusão de causas orgânicas.

A ansiedade dá direito a aposentadoria do INSS? Toda pessoa que sofre de alguma doença psiquiátrica pode ter o direito de se afastar de suas atividades remuneradas. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para conceder algum benefício exige primeiro que a pessoa passe por uma perícia médica.

Na imensa maioria das profissões a pessoa pode trabalhar perfeitamente sobre uso de sertralina e outros antidepressivos.

Estes podem ser sintomas de uma crise de ansiedade que precisa ser cuidada. Antes de tudo, procure um médico e descarte todas as possibilidades de disfunção orgânica que podem existir. Em seguida, procure um Psicólogo que poderá te ajudar a lidar com suas questões referentes ao trabalho e desequilíbrio de humor.

Diagnóstico e tratamento da ansiedade
O diagnóstico da ansiedade é realizado pela análise clínica com um médico psiquiatra, o qual verificará os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento consiste, principalmente, em psicoterapia, sendo que, em alguns casos, a administração de medicamentos pode ser recomendada.

De acordo com advogado trabalhista, profissional com diagnóstico de transtorno mental tem direito a licença de 15 dias e a 12 meses de estabilidade a partir da alta médica.

F41.2 Transtorno misto de ansiedade e depressão
Quando os sintomas ansiosos e depressivos estão presentes simultaneamente com uma intensidade suficiente para justificar diagnósticos isolados, os dois diagnósticos devem ser anotados e não se faz um diagnóstico de transtorno misto ansioso e depressivo.