Quem tem toxoplasmose pode ficar cego?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A toxoplasmose pode infectar quase todas as partes do organismo e gerar sérias infecções nos olhos, que se não forem tratadas adequadamente, podem levar à cegueira.

Poderei voltar a enxergar depois da toxoplasmose ocular? A toxoplasmose ocular pode acometer áreas periféricas da visão ou a área central da visão. No caso de acometimento periférico, após a resolução do quadro inflamatório o paciente volta a enxergar bem.

A toxoplasmose pode acometer diferentes regiões do olho
No entanto, se as áreas acometidas forem a retina ou a coróide, a toxoplasmose pode deixar o paciente com cicatrizes que podem causar a diminuição da visão.

Os sintomas mais comuns da toxoplasmose ocular são a diminuição da visão de forma geral e a visualização de pontos flutuantes na frente dos olhos. A perda de visão pode ser maior de acordo com o tamanho da lesão. Além disso, também podem estar presentes dor e alta pressão ocular, assim como vermelhidão e fotofobia.

As principais consequências são febre, confusão, cefaleia, vômitos, perda de força, convulsão, perda da sensibilidade, evoluindo de maneira rápida podendo levar a pessoa ao coma. Em algumas situações, podem ocorrer focos de necrose do cérebro.

A resina oleosa de árvores do gênero Copaifera, popularmente conhecida como óleo de copaíba, atua como uma barreira contra a entrada do protozoário causador da toxoplasmoseToxoplasma gondii — nas células da placenta.

Sintomas da toxoplasmose
No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.

Tratamento de Toxoplasmose Ocular
Pode durar de seis a 12 semanas. Em casos de pacientes que tenham sistema imunológico comprometido, como transplantados e pessoas sob tratamento quimioterápico, a duração pode ser maior.

A pessoa que teve contato prévio com a toxoplasmose não volta a se reinfectar por nova infecção. Mas uma vez infectado o parasita fica inativo no organismo e em caso de baixa da imunidade pode vir a reativar. Pode haver reativação especialmente nos indivíduos não tratados na infecção aguda.

Bem Estar - Fase aguda da toxoplasmose dura cerca de seis meses, afirma médico.

A grande preocupação em relação a toxoplasmose está nas mulheres grávidas e nos pacientes imunossuprimidos, ou seja, com sistema imune debilitado como transplantados, HIV positivo, pacientes em quimioterapia ou em uso de drogas imunossupressoras.

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

Os sintomas principais são olhos avermelhados, sensibilidade à luz, sensação de embaçamento e pontos pretos flutuantes. Quem usa óculos e lentes de contato deve suspender imediatamente o uso das lentes quando aparecerem os sintomas.

Para além de tratamento com medicamentos, a toxoplasmose ocular pode ser tratada com recurso a técnicas cirúrgicas (cirurgia) como, por exemplo, a fotocoagulação, crioterapia (estas duas técnicas podem ter como complicações hemorragias intraretinianas e hemorragia vítrea) e vitrectomia (indicada em casos de ...

O tratamento recomendado pelo médico normalmente consiste em uma combinação de remédios, sendo mais utilizados a clindamicina, pirimetamina, sulfadiazina, sulfametoxazol-trimetoprima e espiramicina.