Quem tem TOD é deficiente?

Perguntado por: epeixoto6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Um diagnóstico de TOD somente será possível no caso de deficiência intelectual, quando o comportamento opositor for maior do que o observado em crianças da mesma idade, gênero e grau de deficiência, bem como nas perdas auditivas ou transtorno de linguagem, quando há dificuldade em atender comandos devido a prejuízos ...

Você sabia que os portadores de autismo podem ter direito ao benefício de prestação continuada (BPC-LOAS)? Isto acontece porque, conforme a lei, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos.

Quem tem TDAH recebe algum benefício do governo? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno.

Relação entre TEA e TOD
O TOD pode ser uma comorbidade do TEA, ou seja, pode ser um transtorno secundário, associado ao TEA. Crianças com TEA podem apresentar ao longo do desenvolvimento sintomas opositores e desafiadores, devido dificuldade na regulação emocional, baixa tolerância a frustração e inflexibilidade.

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.

O Transtorno Opositivo Desafiador ou TOD (CID 10 - F91. 3) é um transtorno de crianças que apresentam um padrão persistente de comportamento desobediente, agressivo e desafiador.

O TOD ainda apresenta três níveis de gravidade. Primeiramente, o mais leve é quando a criança com o transtorno apresenta os sinais e sintomas apenas em um ambiente específico, como em casa ou em sala de aula. Já o moderado, a criança com Transtorno Opositivo Desafiador demonstra os sinais e sintomas em dois ambientes.

Aproximadamente 33% dos casos. Quando não tratada de forma devida, o TOD pode ser bem sério na vida da criança, levando a quadro de desunião no seio familiar e a outras consequências.

Se você é pessoa com deficiência – Se já existe alguém na família, idoso ou pessoa com deficiência, que já receba o BPC, este valor entra no cálculo da renda familiar. Em caso de morte, o BPC não pode ser transferido para outra pessoa da família. O BPC não é transferido em caso de morte.

O primeiro passo para o portador de TDAH conseguir a possível solicitação do LOAS é preciso que ele seja reconhecido como incapacitado.

4 dicas para lidar com o TOD

  1. 1 – Tenha clareza com as regras. As regras podem ser um problema para as crianças com TOD, por isso, no momento de estabelecê-las, é preciso trabalhar com clareza e objetividade. ...
  2. 2 – Faça elogios. ...
  3. 3 – Conheça os gostos das crianças. ...
  4. 4 – Não se esqueça de ser exemplo.

Quais são os transtornos mentais que geram benefício no INSS?

  • Transtorno Bipolar;
  • Transtorno Depressivo;
  • Transtornos obsessivos compulsivos;
  • Transtornos de ansiedade (síndrome do pânico, fobias, etc.);
  • Transtorno do espectro autista;
  • Esquizofrenia;
  • Alcoolismo.

Evite lutas de poder priorizando aquelas mais importantes para o aprendizado da criança. Gerencie seu estresse e crie uma rede de apoio para você. É difícil ser pai de uma criança com TOD. Converse com outros pais, professores e profissionais para trabalharem em equipe com seu filho e se apoiarem mutuamente.

Um psiquiatra infantil ou especialista em saúde mental qualificado pode diagnosticar o TOD. Geralmente, ele conversa com os pais e professores sobre o comportamento da criança e poderá observá-la para chegar a um diagnóstico.

Alguns estudos consideram que cerca de 30% das crianças com TOD apresentam TDAH. Muitos indicam que os sintomas de ambos se desenvolvem paralelamente4.

O que é o TOD (Transtorno Opositor Desafiador)?
Esse transtorno é comum no meio escolar, onde a criança manifesta comportamentos disfuncionais que variam em cada um. O Transtorno Opositivo Desafiador na escola pode afetar a aprendizagem do pequeno, até mesmo suas relações com outros colegas.

Veja o que fazer para tudo melhorar:
– Diálogo para todas as situações; – Prática de esportes e atividades que induzem a criança a um conjunto de disciplinas, assim como trabalho em equipe, cooperação e dinamismo; – Advertir com sabedoria e calma; – Paciência, muita paciência.

Dicas sobre jogos para transtorno desafiador opositivo

  • Jogos de desenho para contar sobre a semana ou o dia – as regras.
  • Jogos para transtorno desafiador opositivo que trabalhem com o controle inibitório.
  • Jogo sem controle.
  • Jogos de celular com base em estimulação cognitiva das funções executivas.