Quem tem tireoide não pode comer banana?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Algumas pessoas tem dúvidas sobre quem tem tireoide pode comer banana. Esse questionamento piora quando ouvem que não. A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente!

Vegetais crucíferos
Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide. A consequência disso é um déficit na síntese hormonal, levando, inclusive, a outras disfunções na glândula.

Se costuma beber um copo de leite de vaca para tomar levotiroxina (LT4 – forma sintética da hormona tiroideia), um novo estudo alerta que o leite faz diminuir a capacidade do corpo em absorver esse medicamento.

Peixes, algas e frutos do mar
Além disso, tais alimentos são ricos em vitamina D, selênio, ferro e zinco, que têm um papel benéfico na doença autoimune da tireoide. Sendo assim, boas opções para adicionar na alimentação incluem: atum, sardinha, salmão, ostras, e algas como wakame e spirulina.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.

Pois, deve evitar os bolos e doces com açúcares refinados. A ingestão de grandes quantidades de açúcar pode levar a um descontrolo na produção das hormonas da tiroide. Opte por incluir os frutos secos desta época, ricos em selénio com o benefício que referimos anteriormente.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Algumas medicações agem diminuindo a produção dele – e, consequentemente, a produção dos hormônios tireoideanos T3 e T4 – como os corticoides (prednisona, dexametasona, hidrocortisona, betametasona, entre outros), os agonistas da dopamina (como cabergolina, anfetaminas, bupropiona, etc) .

Quando essa glândula é acometida por inflamações, ocorre um quadro que chamamos de tireoidite. A principal causa de tireoidites no mundo é o acometimento por anticorpos, conhecidos como reações autoimunes. No entanto, a tireoidite também pode ser desencadeada por microorganismos, como vírus, bactérias, fungos e etc.

Não há contra indicação em tomar café. O café é um forte aliado contra o hipotiroidismo, por ter minerais, ácido clorogênico e ser um ótimo antioxidante como também uma deliciosa bebida não calórica, desde que não seja adoçada.

O que causa problemas na tireoide? Hipotireoidismo e hipertireoidismo são geralmente causados por doenças autoimunes. Algumas medicações podem causar alterações na tireoide, como amiodarona, iodo, lítio e drogas para imunoterapia. Nódulo e câncer de tireoide não possuem uma causa determinada.

Cafeína – Café, chá, refrigerante e chocolate, pois podem exacerbar os sintomas do hipertireoidismo e levar ao aumento da ansiedade, nervosismo, irritabilidade e batimentos cardíacos acelerados.

3. Batata doce: A batata doce é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras e nutrientes. Ela pode ser uma escolha saudável para pessoas com hipertireoidismo, pois ajuda a fornecer energia sustentada e é uma opção nutritiva.

Pessoas com problemas de hipertireoidismo, hipotireoidismo têm mais tendência a sofrer com a hipertensão. A Universidade Estadual da Florida nos Estados Unidos divulgou um estudo que apontou o consumo de melancia como um excelente aliado ao combate a hipertensão.

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

A ingestão de fibras também é muito importante para o controle do peso e alívio de um dos sintomas do hipotireoidismo, a constipação. Alimentos como alimentos, como feijão, arroz e outros grãos, trigo e aveia são ricos em fibras. O consumo da aveia também contribui para o controle do colesterol.

O metimazol e a propiltiouracila são os medicamentos mais frequentemente usados para tratar o hipertireoidismo. Eles trabalham na diminuição da produção de hormônios tireoidianos da glândula. O carbimazol, o medicamento mais amplamente usado na Europa, é convertido em metimazol no organismo.

Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.