Quem tem tendinite no tornozelo pode fazer caminhada?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

De acordo com o também ortopedista Lucas Mortati, qualquer esporte pode provocar a tendinite, desde o basquete até a simples caminhada. “Quando o paciente é acometido por tal enfermidade, devemos afastá-lo da atividade desencadeante de seus sintomas.

O repouso, associado ao uso de gelo, manobras de compressão e elevação do membro afectado permitem uma redução da inflamação e da dor, permitindo a recuperação de uma tendinite em alguns dias ou semanas. As tendinopatias demoram entre dois a seis meses a recuperar.

Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.

Por isso, a melhor prevenção seria a prática de atividades físicas, incluindo exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. “Na presença de tendinite, um médico deve ser consultado para avaliação e orientação do tratamento. De forma geral, o repouso é o mais recomendado”, afirma Cruz.

A tendinite no tornozelo acontece com mais frequência em pessoas que praticam atividade física de forma intensa e que ativam frequentemente o tornozelo, como é o caso de corridas, realização de exercícios em que é necessário saltar ou agachar com frequência, já que provocam o desgaste progressivo dos tendões presentes ...

Fortalecendo o tornozelo aos poucos
Um exercício simples para fortalecer o tornozelo é colocar uma faixa de resistência ao redor do pé e prendê-la a algo pesado, como uma perna de mesa. Em seguida, flexione o pé para a frente, para trás e para os lados, visando três séries de 15 repetições cada.

O repouso segue sendo o tratamento mais adequado para a melhora. A inflamação pode originar-se do esforço por algum movimento, bem como o esforço do sistema imunitário para combater e eliminar infecções. Por isso, é importante que se dê um tempo para o corpo.

Infelizmente, a tendinite crônica não possui cura, mas existe tratamento para tornar os sintomas mais brandos e diminuir a chance de ruptura do tendão.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. O tornozelo pode ficar curado em alguns dias.

A duração de uma tendinite pode variar, a depender de cada caso. No geral, a recuperação de uma tendinite mais leve pode ser de alguns dias a 6 semanas. Já uma tendinite grave pode durar até 9 meses.

Caso a tendinite não resolva com o tratamento tradicional e se torne crônica, uma boa opção de tratamento são as ondas de choque, que é um tratamento realizado pelo ortopedista especialista. Se este for seu caso, procure o ortopedista para avaliação.

A principal causa da tendinite é a lesão por esforço repetitivo, também chamada de LER. Ela acontece quando a pessoa usa muito uma determinada parte do corpo, como os braços, que servem para escrever à mão e digitar.

De modo geral, utiliza-se a regra de que o gelo é indicado para casos agudos (aconteceram em pouco tempo) e o quente para casos crônicos (existem há várias semanas). Mas depende muito do tipo, local e causas da dor. Nos casos de tendinite, é aconselhado o gelo sempre após uma atividade que tenha exigido o tendão.

São exercícios de alongamento, movimentação da articulação e de força. Também devem ser dadas orientações para evitar movimentos e gestos repetitivos e não sobrecarregar apenas um lado do corpo, dividindo assim o peso de bolsas, mochilas e compras. Evite também movimentos que provoquem dor.

Isto acontece devido ao relaxamento da musculatura e devido à retirada da ação da gravidade, que faz com que a cabeça do úmero se aproxime mais do acrômio, podendo causar contato dos tendões inflamados com esse osso, originando dor.

Em tenossinovite aguda, tendinite e peritendinite, uma injeção de DIPROSPAN Injetável poderá trazer alívio. Em formas crônicas destas doenças, poderão ser necessárias injeções repetidas, de acordo com as necessidades do paciente.

Os tendões podem ser fortalecidos ao realizarmos treinos com um maior numero de repetições e sempre com uma carga mais baixa. E uma dica muito importante é alongamento! Sim, diariamente, o nosso corpo necessita de um suporte certo para fortificar os músculos e o alongamento é a chave dessa composição.

Como identificar a tendinite no pé e no tornozelo? O médico deve observar a área afetada, observando assimetria, inchaço ou atrofia muscular. A presença de uma efusão sugere uma desordem intra-articular, em vez de tendinopatia. Diminuição da amplitude de movimento é visto no lado afetado.

Um excelente remédio caseiro para entorse é o banho de imersão utilizando água morna e óleos essenciais de alecrim e alfazema, porque eles possuem propriedades calmantes, relaxantes e anti-inflamatórias, sendo muito eficazes no tratamento de entorses e de outros problemas articulares, como artrite e artrose.

Por se desenvolver a partir da exaustão do tendão, causada por movimentos repetitivos, a tendinite está diretamente ligada com doenças ocupacionais do trabalho, pelo fato de gerar incapacidade laboral, o portador da LER-DORT tem direitos a obter benefício previdenciário conforme a situação.

Não obstante a utilização de correntes elétricas analgésicas para diminuição da dor, a fisioterapia precoce tem um papel fundamental na diminuição do edema (inchaço) do pé e tornozelo e também no retomar dos movimentos da articulação, sempre adequados a cada caso, tendo como o objetivo a aceleração da sua recuperação.