Quem tem TDAH tem ecolalia?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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A ecolalia é um importante distúrbio da fala que foi caracteristicamente descrito em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) por Kanner em 1943. Apesar disso, ela não é exclusiva do TEA, podendo ocorrer em outras doenças.

Muitas vezes o autismo pode ser confundido com o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Isso acontece porque os dois transtornos afetam o desenvolvimento neurológico e apresentam sinais visíveis já na primeira infância.

Além disso, pessoas com outros transtornos, como o TDAH (transtorno no déficit de atenção e hiperatividade), também costumam ter as estereotipias como uma válvula de escape para o excesso de estímulos. No entanto, no autismo isso acaba sendo muito mais acentuado.

Por volta de 2 anos de idade, a maioria das crianças com desenvolvimento típico passa a apresentar esse comportamento, e ele aumenta de frequência e vai reduzindo até estar praticamente extinto aos 2 anos e meio.

A ecolalia (repetir palavras ouvidas) e ecopraxia (repetir gestos vistos) e a palilalia (repetir as próprias palavras) são encontradas em menos da metade dos casos.

TDAH, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são condições facilmente confundidas devido à semelhança dos sintomas. Elas também podem passar despercebidas por familiares e professores.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

A capacidade interpretativa dos portadores de TDAH, geralmente, é maior do que o poder de interpretação do autista. Semelhantemente, costumam ser mais impulsivos e agitados do que quem tem TEA. Pessoas com TDAH conseguem lidar melhor com situações de interação social, embora sejam fortemente desatentas e hiperativas.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

As crianças com TDAH são bastante inquietas. A criança distrai-se com facilidade. A criança é inquieta, apresentando com frequência o agitar das mãos, pés e dificuldade de permanecer sentado. A criança apresenta dificuldade de seguir instruções.

Quando uma criança com TDAH entra em fase escolar, podem surgir problemas como o mau desempenho nas matérias e suspensões, que acabam resultando em outros obstáculos como a baixa autoestima, dificuldade de socialização, relacionamentos problemáticos, agitação intensa, falta de atenção, organização e foco.

Além de alterações de humor, os portadores de TDAH podem perder o interesse rapidamente pelas coisas e precisam de novidades para se sentir estimulados, revelando uma mistura de incapacidade em manter-se com energia e disposição suficientes para sustentar algo, ainda enfrentando a inquietude própria do transtorno.

“Eu, eu, eu” – Um sinal comum de TDAH é uma incapacidade de reconhecer as necessidades e desejos de outras pessoas. A criança com TDAH interrompe outras pessoas quando elas estão falando e pode ter problemas em esperar a sua vez em atividades de sala de aula ou em jogos com outras crianças.

A ecolalia é um distúrbio de desenvolvimento da fala e da linguagem que faz com que a criança repita tudo o que ouve como um eco ou usam palavras aleatórias fora de contexto. Elas também podem ser descritas como estereotipias verbais. A definição mais utilizada é “uma repetição em eco da fala” que foi descrita em 1943.

A ecolalia costuma ser diagnosticada por meio da análise de um profissional especialista em fala e autismo. Ele observa seus comportamentos e se há repetição de fala. O tratamento é realizado como diversos profissionais como fonoaudiólogos, pediatras, neuropediatras, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

Nas crianças com TEA de uso predominante da comunicação verbal, a ecolalia é um fenômeno persistente que se caracteriza como um distúrbio de linguagem, definida como a repetição em eco da fala do outro 4.

A ecolalia é um distúrbio do desenvolvimento da fala bastante comum em pessoas com autismo. Sua característica principal é a repetição de palavras ou frases ditas na TV ou por outras pessoas, mesmo que isso não faça sentido para o que se deseja comunicar.

Sintomas da ecolalia
O principal sintoma da ecolalia é a repetição de frases e ruídos. Ela pode ser imediata, com a repetição imediata, ou atrasada, com a repetição do que ouviu há horas ou dias. Outros sinais de ecolalia incluem frustração durante as conversas, depressão e mudez.

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