Quem tem TDAH tem direito a Loas?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Antes de tudo, para que seja possível a solicitação do Benefício de Prestação Continuada, o portador de TDAH deve ser reconhecido como incapacitado.

Além disso, para que quem tem TDAH tenha direito ao benefício BPC, deve fazer parte de uma família cuja renda per capita (por pessoa) não ultrapasse 1/4 do salário mínimo. Por isso, nem sempre o TDAH garante o acesso ao benefício assistencial.

Quem tem CID M19 tem direito ao BPC-LOAS? Pode ser que sim. O BPC-LOAS é um benefício assistencial destinado a pessoas idosas ou com deficiência que comprovem não possuir meios de subsistência. Para ter direito, é necessário comprovar a condição de deficiência ou idade avançada, além de não possuir renda suficiente.

Como solicitar o benefício? Após o diagnóstico médico, com o documento em mãos, é necessário abrir um requerimento de benefício por assistência com o INSS. O ideal é que o requerimento seja acompanhado por um advogado especialista em direito previdenciário, já que pode não ser deferido inicialmente.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º O poder público deve desenvolver e manter programa de acompanhamento integral para educandos com dislexia, Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Sabemos hoje que crianças com TDAH têm em regra menos 12 anos de expectativa de vida, comparado com crianças sem a patologia. O curso e os sintomas do TDAH podem mudar ao longo do tempo e a evidência disponível até hoje é pobre e amplamente inconsistente em relação aos preditores de persistência ou remissão.

O Cadastro Único, que é administrado pelos CRAS, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas as pessoas da família.

  1. Pedir o benefício. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS;

Para obter a identificação, o interessado deve acessar o portal https://ciptea.sp.gov.br, fazer um cadastro e apresentar o laudo médico e uma foto.

O CID F90.0 indica que o paciente apresenta Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), condição também conhecida por: Síndrome de déficit da atenção com hiperatividade. Transtorno de hiperatividade e déficit da atenção.

Quais são as deficiências que dão direito ao BPC LOAS?

  • Autismo;
  • Síndrome de Down;
  • Deficiência auditiva e surdez;
  • Deficiência visual;
  • Má formação de membros;
  • Paralisia cerebral;
  • Hidrocefalia;
  • Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) etc.

Comparecer à avaliação social com todos os documentos necessários em mãos (veja lista abaixo); Comparecer na perícia médica com todos os documentos médicos em mãos (atestados, exames, relatórios, prontuários médicos e etc); Aguardar a análise do pedido e a resposta do INSS.

Alguns dos principais documentos exigidos são: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, laudo médico atestando a incapacidade, entre outros. É importante que todos os documentos estejam atualizados e em bom estado. O que é o auxílio Brasil e como ele se relaciona com o BPC-LOAS?

Se você recebe o BPC/LOAS por ser idoso ou idosa, ou por ser pessoa com deficiência, pode trabalhar sem perder o benefício, mas deve se atentar a algumas condições, como: Se for idoso(a) pode trabalhar sem afetar o seu benefício, desde que a renda familiar por pessoa não ultrapasse o limite de 1/4 do salário mínimo.

Se dirija a secretaria municipal ou estadual de saúde para fazer o requerimento do pedido. Caso haja negativa, a alternativa é a via judicial, entrando com um processo para obter o medicamento de forma gratuita.

Embora o TDAH possa afetar a performance, ele não impede a vida profissional, pois as pessoas têm qualidades e competências distintas. O transtorno pode ser superado com algumas estratégias que valorizem os pontos fortes e trabalhem os pontos fracos, melhorando o desempenho de forma geral.

R$1320,00

Agora, é momento de conhecer, de fato, qual o valor repassado para os idosos ou pessoas que possuem algum tipo de deficiência que os torna incapacitantes. Atualmente, o valor distribuído pelo INSS ao cidadão que tem direito ao BPC LOAS é de um salário mínimo, o que equivale a R$1320,00 mensalmente.

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.

É bastante comum indivíduos com TDAH apresentarem sintomas como desatenção, impulsividade e hiperatividade, porém o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, pode ser mais complexo, podendo prejudicar seu bem-estar e seus relacionamentos, causando baixa autoestima, ansiedade e depressão.

A validade atual é de cinco anos, e o projeto prevê duas situações: validade de dez anos se a pessoa tiver menos de 18 anos quando de sua emissão; e validade indeterminada se o identificado tiver mais de 18 anos na emissão.

Professor ou pedagogo – já que as escolas são lugares que exigem muita energia, pessoas com TDAH podem se sair bem em ambientes hiperativos, além de precisarem exercer toda sua empatia para lidarem com crianças e adolescentes.