Quem tem TDAH tem atraso na fala?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.

OS SINAIS DE ALERTA DO ATRASO DA FALA

  • Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais.
  • Não tentar imitar sons ou palavras.
  • Preferir gestos do que a voz para se comunicar.

É possível tratar a criança com TDAH e a fonoaudiologia tem um papel importante nesse processo. Por isso, o fonoaudiólogo é figura vital no tratamento desse distúrbio.

As diferenças de linguagem encontradas no TDAH sem Transtorno de Linguagem são mais sutis e envolvem principalmente a organização do discurso e a coesão entre as partes daquilo que o indivíduo quer dizer. A pragmática da linguagem também está frequentemente deficitária.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico. O tratamento inclui medicação com estimulantes, terapia comportamental e intervenções educacionais.

3 anos

E, aos 3 anos, constroem frases simples com cerca de três palavras. Segundo as fonoaudiólogas, o atraso na fala é considerado quando a criança atinge esses parâmetros, mas com lentidão. Por exemplo, em vez de produzir as primeiras palavras aos 12 meses, a criança começa a emiti-las apenas aos 18.

Aqui delinearemos alguns aspectos relacionados à comunicação. Atrasos na fala não caracterizam, necessariamente, autismo, mas podem ser indicadores do transtorno. É importante identificar as causas do atraso na fala.

Os atrasos na fala nem sempre representam sinal de preocupação, mas é importante avaliar se envolvem outras deficiências, auditivas ou cognitivas. É importante conhecer o desenvolvimento da linguagem infantil e seus marcos, mas sem esquecer que cada criança se desenvolve em seu próprio tempo.

A ausência da linguagem oral aos 3 anos de idade também pode ocorrer no contexto de outras condições do neurodesenvolvimento, como parte do atraso global do desenvolvimento (RGD) ou patologias mais complexas, como o transtorno do espectro autista (TEA).

Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo. Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa.

Autismo leve: conheça os sinais, intervenções e mais

  • Comportamentos restritos e repetitivos.
  • Dificuldades na comunicação.
  • Dificuldades na socialização.

Portadores de TDAH apresentam dificuldade de manter a atenção, inclusive em aulas e conversas, por causa da falta de foco, enquanto para os autistas o obstáculo está em não saber como interagir. Enquanto algumas diferenças são facilmente perceptíveis, a hiperatividade do TDAH é similar à inquietação dos autistas.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

De forma geral, o indivíduo com TDAH pode apresentar desempenho abaixo do esperado, alcançar escolaridade menor, e apresentar maior probabilidade de desemprego, insucesso profissional, e problemas de relacionamento interpessoal no trabalho.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é a comorbidade mais comum do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, ela atinge cerca de um quarto das pessoas que convivem com TDAH.

Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites. Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).