Quem tem TDAH pode fazer prova com consulta?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.

Alunos com TDAH podem ser reprovados.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Em outras palavras, TDAH não é Deficiência para fins de Concurso Público.

A pessoa com TDAH ou dislexia pode receber tempo adicional de uma hora para realizar a prova, ter um profissional para auxiliar na leitura da prova ou mesmo para auxiliar na escrita e preenchimento do cartão resposta, a quarta opção de auxílio é a disponibilização de uma sala diferenciada para a realização da avaliação ...

Os sintomas do TDAH podem frustrar os universitários tanto em relação aos estudos quanto às tarefas da vida cotidiana. Eles são mais propensos a tirar notas baixas em provas e trabalhos, ter dificuldade para cumprir prazos, não comparecer às aulas e outras atividades e, em casos graves, abandonar o curso.

O aluno com TDAH tem direito ao dobro do tempo previsto para a realização da prova teórica no Detran. Veja como funciona. O aluno com TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade pode apresentar algumas dificuldades específicas para realizar a prova teórica no processo de formação de condutores.

Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

De maneira alguma seu filho pode ser expulso da escola por ser portador de TDAH.

A Lei 14.254/21 foi publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União.

De fato, o transtorno pode gerar algumas dificuldades nos estudos e trabalho, como a falta de concentração, dificuldade em seguir instruções ou se relacionar com os colegas.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), muitas vezes, é confundido com deficiência intelectual, entretanto ambos podem ocorrer isolados e também ter relações definidas como comorbidades, como aponta o neurologista da Apae Curitiba, Dr. Edson Rogerio Piana.

Não existe auxílio financeiro governamental para pessoas com TDAH, nem para seus familiares.

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista.

Quais são profissões interessantes para pessoas com TDAH? Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão: Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis.

Se você estiver com problemas para se concentrar em alguma tarefa, levante-se, estique o corpo e caminhe um pouco para arejar a mente e recuperar o foco. Se for preciso, tome uma água ou um cafezinho. Esses intervalos são poderosos!

Concurseiros com TDAH necessitam encontrar alguma motivação, por menor que seja, para não dispersarem os próprios pensamentos na hora em que estiverem lendo o conteúdo exigido pelo edital. Uma recomendação interessante é criar recompensas após (ou mesmo durante) a rotina de estudos.