Quem tem TDAH leva uma vida normal?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

– O TDAH impossibilita a criança de ter uma vida normal? Mito. É preciso destruir a barreira do preconceito.

A ironia é que normalmente as pessoas com o quadro de TDAH podem ser mais inteligentes e mais criativas que a média. Normalmente são pessoas que ao longo da vida tem capacidade para exercer várias atividades diferentes e todas com bom nível técnico.

Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa. Elas acham difícil ser consistente em desfrutar regularmente de sua companhia, lhes dando atenção e mostrando boa vontade. Você dá preferência a interesses em detrimento das pessoas.

Pessoas com TDAH têm direito a algum benefício? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno. Todavia, o portador pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.

Leve: poucos sintomas, mas pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos; Moderado: os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes; Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

A maioria das pessoas com TDAH apresenta padrões semelhantes de dificuldades para pegar no sono e levantar de manhã, o que causa cansaço ao longo do dia e comprometimento nas funções [cotidianas].

Pessoa com TDAH são profundamente intuitivas e enxergam além das limitações da matéria. É justamente este traço da síndrome que transforma pessoas criativas e sensíveis em grandes gênios da humanidade. Eles pensam fora da caixinha.

Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão: Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis.

As pistas do TDAH
A pessoa tem dificuldade constante em se concentrar e se organizar. Esquece tarefas, comete erros ou se distrai facilmente onde está. É o famoso age ou responde antes de pensar, o que inclui interromper e não ouvir ou obedecer os outros — e receber recriminações por isso.

IMATURIDADE (Emocional, cognitiva, comportamental) A imaturidade é uma das características do transtorno. Por isso é tão comum crianças com TDAH apresentarem imaturidade psicológica e dificuldade no controle das emoções. Crianças com TDAH funcionam verbal e emocionalmente como se fossem mais novas.

Muitas pessoas pensam que ter déficit de atenção significa incapacidade de concentração. Não se engane. Quem tem TDAH consegue sim concentrar, até mesmo ter hiperfoco.

PERSONALIDADES QUE SOFREM DE TDAH

  • Bill Gates. Por conta do TDAH, teve problemas na escola quando criança e, mais tarde, acabou abandonando Harvard antes de se formar. ...
  • Jim Carrey. ...
  • Sabrina Sato. ...
  • Michael Phelps.

Ter TDAH pode ser estressante. Embora encontrar profissionais e seguir um plano de tratamento possa ser uma fonte importante de estresse e irritação, não é a principal causa do estresse por TDAH. São as pequenas coisas que causam mais estresse.

Os sintomas do TDAH na fase adulta podem ocasionar prejuízos no trabalho, nas relações sociais e amorosas, problemas com condução de veículos, drogas, crimes, imagem corporal, autoestima e queixas de dificuldades com a memória, dificuldades com lazer, espiritualidade, segurança, relações sexuais, ambiente familiar…

Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!

Mas você sabia que ter TDAH aumenta sua probabilidade de ter enxaquecas? Essas dores de cabeça frequentemente coocorrem em muitas crianças, adolescentes e adultos afetados pelo TDAH. Um estudo descobriu que homens com TDAH tinham duas vezes mais chances de ter enxaquecas do que outros homens.

É possível a pessoa ter TDAH não diagnosticado e mesmo assim conseguir tirar ótimas notas na escola. É possível sim, a capacidade de aprender não está diminuída cognitivamente e sim dificultada pelas inquietações, dispersões, falta de foco.

Muitas apresentam déficit significativo de atenção visual e impulsividade, mas o aumento da atividade motora não parece ser um sintoma específico do Transtorno do Espectro Autista.

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.