Quem tem TDAH gosta de ouvir música?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Tanto cantar quanto ouvir música e tocar instrumentos tem apresentado ótimos resultados. As atividades reduzem a ansiedade, aumentam a capacidade de foco e concentração, provocam relaxamento e, com tudo isso, melhoram a qualidade de vida de quem sofre com TDAH.

O SNAP-IV é um instrumento que foi validado para uso no Brasil como ferramenta de diagnóstico de TDAH, baseado nos critérios do DSM-IV.

É um atributo comum em pessoas com TDAH. Os sintomas de hipersensibilidade incluem ser altamente sensível a estímulos físicos (através de som, suspiro, toque ou cheiro) e/ou emocionais e a tendência de ser facilmente dominado por muita informação.

É um engano comum achar que pessoas com TDAH nunca conseguem se concentrar. Algumas podem apresentar o que chamamos de "hiperfoco". Nessas situações, mesmo acontecendo coisas importantes ao seu redor, a pessoa continua focada no que está fazendo.

Sendo assim, os indivíduos adultos com TDAH apresentam reações emocionais impulsivas em diversas situações justamente porque eles têm dificuldade de autocontrolar a reação inicial, e também usar de ações direcionadas e autodirigidas que os ajudariam a acalmar as emoções.

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em focar no trabalho durante 8 horas por dia, e pessoas com uma hiperatividade maior podem ter dificuldade em profissões que exigem ficar parado ou sentado durante muito tempo. Não raramente, pessoas com TDAH vivem mudando de emprego, nunca conseguindo consolidar uma carreira.

Quais são profissões interessantes para pessoas com TDAH? Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão: Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis.

Teste SNAP IV para crianças. Os questionários são apenas um ponto de partida para levantamento de alguns possíveis sintomas primários do TDAH.

O diagnóstico de TDAH, seja em crianças ou adultos, é inteiramente clínico, com base nos sinais e sintomas. Não existem exames laboratoriais ou de imagem para isso.

Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.

Diagnóstico precoce de TDAH
Os sintomas de hiperatividade e impulsividade estarão presentes e poderão ser identificados até mesmo antes dos 3 anos de idade.

Em geral, os primeiros sinais do TDAH são notados na escola, quando a criança tem dificuldade para se concentrar, conversa muito com os colegas, não consegue ficar sentada na carteira por muito tempo e precisa se levantar com frequência.

Dificuldade de controle emocional
Elas sentem os mesmos sentimentos que todos, mas essas emoções são vividas com mais intensidade. Dessa forma, uma pessoa com TDAH pode ficar irritada e, ao invés de pedir ajuda, pode chorar, lamentar ou jogar algo para transmitir frustração.