Quem tem TDAH demora a falar?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.

Segundo as fonoaudiólogas, o atraso na fala é considerado quando a criança atinge esses parâmetros, mas com lentidão. Por exemplo, em vez de produzir as primeiras palavras aos 12 meses, a criança começa a emiti-las apenas aos 18. O atraso deve ser observado com maior atenção se ultrapassar os dois anos de idade.

Falar demais e não ouvir atrapalha, e muito, o relacionamento com outras pessoas, especialmente no ambiente profissional. Entre os sintomas do TDAH observa-se o discurso impulsivo e a espontaneidade indesejada. Pessoas com TDAH falam sem parar, entram e saem da conversa ou apenas falam sobre si mesmas.

De acordo com Tannock (2016) O TDAH é lento na velocidade e no processamento. A criança apresenta um ritmo diferente das outras. É importante salientar que os pais têm o peso considerável na vida dos filhos, ou seja, é preciso ter paciência e estimular o raciocínio do pequeno.

Tipo Desatento – Distração, lentificação e esquecimentos. Sintomas do TDAH Tipo Desatento mais comuns são a falta de atenção, dificuldade em resistir às distrações, esquecimentos, desorganização mental e também das coisas ao redor. Idem dificuldade com a percepção da passagem do tempo, o que causa atrasos e adiamentos.

Um fator importante para o desenvolvimento da linguagem é o ambiente em que a criança se encontra. A fala precisa ser exercitada e o ambiente familiar é primordial para isso. “Famílias pouco comunicativas e que interagem pouco com as crianças podem contribuir para o atraso na linguagem”, afirma o especialista.

A ausência da linguagem oral aos 3 anos de idade também pode ocorrer no contexto de outras condições do neurodesenvolvimento, como parte do atraso global do desenvolvimento (RGD) ou patologias mais complexas, como o transtorno do espectro autista (TEA).

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.

Então lembre-se, atraso na fala, nem sempre é autismo e qualquer criança pode apresentar algum nível de atraso no desenvolvimento da fala, os pais devem procurar um profissional fonoaudiólogo e realizar uma avaliação para descobrir os reais motivos.

Sintomas de atraso de linguagem

  • não balbuciar por volta dos 15 meses;
  • não falar aos 2 anos;
  • não falar frases curtas aos 3 anos;
  • dificuldade para seguir instruções;
  • pronúncia ou articulação pobre;
  • dificuldade para juntar palavras em uma frase;
  • omitir palavras de uma frase.

Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por ...

Quando uma criança com TDAH entra em fase escolar, podem surgir problemas como o mau desempenho nas matérias e suspensões, que acabam resultando em outros obstáculos como a baixa autoestima, dificuldade de socialização, relacionamentos problemáticos, agitação intensa, falta de atenção, organização e foco.

TDAH, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são condições facilmente confundidas devido à semelhança dos sintomas. Elas também podem passar despercebidas por familiares e professores. Eles chegam a notar comportamentos atípicos na criança, mas desconhecem a origem ou o caminho para descobri-la.

As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa.

Alunos com TDAH podem ser reprovados. Entretanto, se o aluno possui laudo com diagnóstico do transtorno e se esse laudo foi apresentado à escola no início do ano letivo, o aluno ou o responsável tem o direito de cobrar da instituição de ensino estratégias pedagógicas diferenciadas.

Nos portadores de TDAH predominantemente impulsivos, a mente funciona como um receptor de alta sensibilidade, que, ao captar um pequeno sinal, reage automaticamente sem avaliar as características do objeto gerador do sinal captado.

As pessoas com TDAH podem ter uma qualidade de vida muito melhor se receberem tratamento adequado. Da mesma forma, sem diagnóstico e tratamento adequado, o TDAH pode ter consequências graves, como fracasso escolar, conflito familiar, depressão, problemas de relacionamento, abuso de substâncias, dentre outras.