Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Um desses critérios está relacionado aos desenhos que muitas pessoas fazem no corpo, como tatuagem e maquiagem definitiva, que antes tinha o prazo de 12 meses para se candidatar à doação sangue e agora passa a ser de 6 meses.

Quem tem tatuagem pode ser doador de órgãos? Sim. No entanto, o indivíduo não pode ter se tatuado nos últimos 12 meses, segundo determinação da Portaria do Ministério da Saúde, para fazer a doação de órgãos.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Ora, se o médico não sabe qual o tipo sanguíneo da vítima (algo comum em acidentes traumáticos, em especial se não há familiares por perto), acaba recorrendo ao tal O-. Dito de outra forma, esse é o tipo mais desejado pelos hospitais.

Pessoas com imunidade comprometida, por exemplo, não devem tatuar, já que o risco de infecção aumenta. Pessoas com problemas de pele também, pois possuem maior probabilidade de sofrerem reações alérgicas.

Pode-se doar sangue durante a menstruação? A menstruação por si não impede a doação. Se a pessoa costuma apresentar cólicas intensas, necessitando uso de medicamentos, deve doar em um dia que não esteja apresentando dor.

A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, ...

Doar sangue pode fazer bem ao coração
"Quando doamos sangue, eliminamos uma quantidade significativa de ferro do organismo. Isto se provou benéfico para pacientes que possuem sobrecarga de ferro, que pode levar a doenças cardíacas, hepáticas e outras", diz o médico.

Sim! De acordo com o Ministério da Saúde, ser fumante não é um impeditivo para a doação, mas o candidato precisa estar com um período de no mínimo 2h sem fumar antes de realizar a doação sanguínea, e continuar sem consumir cigarros 2h após doar.

Ou seja, nenhum desses perigos tem a ver com o período menstrual. O único ponto sobre fazer tatuagem estando menstruada é que, durante a menstruação, algumas mulheres ficam mais sensíveis à dor e, por isso, o procedimento pode ser um pouco mais doloroso.

A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. O homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 69 anos.

Alimentação Recomendável Antes da Doação de Sangue

  • Doar sangue 02 (Duas) horas após o almoço (observar o período da digestão);
  • Almoçar normalmente, de preferência, com carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão;
  • Evitar a ingestão de alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvetes, chocolates, etc.).

O chamado sangue dourado é um tipo de sangue cujo Rh é nulo, ou seja, os glóbulos vermelhos não possuem nenhum tipo de antígeno Rh. Tal tipo de sangue foi detectado pela primeira vez em 1961 em uma mulher australiana e desde então só foram registrados 44 casos de pessoas com Rh nulo no mundo todo.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue? O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.

AB

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo. Esse grupo é o mais comum entre as pessoas, ele possui anticorpos anti-A e anti-B.

Se aprovada como está, a lei pode prejudicar o profissional da tatuagem, pois limita ao médico qualquer procedimento invasivo com injeção de substâncias, salvas algumas excessões de outros profissionais de Saúde citados no texto do projeto.