Quem tem talassofobia?

Perguntado por: ifrutuoso . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O pavor de 'águas profundas', animais marinhos e da sensação causada pela imensidão tem um nome: talassofobia. Esse tipo de medo pode causar ansiedade, aversão à qualquer ambiente com águas profundas - do mar às piscinas - e também sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico.

Chamada de talassofobia —thalassa, em grego, quer dizer "mar" e fobia, medo—, ela é o medo do mar, mas pode ser estendido para o de piscinas, lagos, rios, capaz de despertar ainda medos secundários, como de estar em meio à vastidão, distante da terra firme, de ondas e criaturas aquáticas.

Embora não haja pesquisas disponíveis sobre o tratamento da talassofobia especificamente, o costume é tratar de maneira semelhantes a outras fobias, com psicoterapia e terapia cognitiva comportamental. O objetivo é ajudar o paciente a lidar melhor com as situações que provocam os sintomas.

Atelophobia é uma condição em que um indivíduo tem muito medo de não alcançar a perfeição em qualquer uma das suas ações, idéias ou crenças.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

Medo doentio do infinito.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

Embora as pessoas explorem a superfície do oceano há dezenas de milhares de anos, apenas cerca de 20% do fundo do mar foi mapeado, de acordo com dados de 2022 da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês), dos Estados Unidos.

  1. 7 passos que ajudam a perder o medo por ondas. Algumas dicas que não vais querer perder... ...
  2. Melhora a tua Condição Física. Pratica natação, corrida, musculação ou bicicleta para melhorares o teu desempenho cardiorrespiratório.
  3. Treina Apneia. ...
  4. Treino Psicológico. ...
  5. Técnica. ...
  6. Nunca Surfes Sozinho. ...
  7. Evita o Desconforto. ...
  8. Passo a Passo.

O medo em excesso: Conheça as 5 fobias mais comuns

  1. 2.1 1 – Fobia social.
  2. 2.2 2 – Claustrofobia.
  3. 2.3 3 – Agorafobia.
  4. 2.4 4 – Aracnofobia.
  5. 2.5 5 – Acrofobia.

Acrofobia é o medo irracional da altura. Logicamente, nem toda situação de medo de estar em lugares altos pode ser caracterizada como acrofobia.

Causas da nictofobia
Assim como outras fobias específicas, a nictofobia pode ser uma resposta a um trauma emocional ou físico que envolve, de algum modo, o escuro. Ou seja, uma forma de transtorno do estresse pós-traumático. Porém, essa não é a única causa da fobia.

Normalmente, as causas para esse tipo de fobia se dão por: Incidentes traumáticos: situações que levaram a pessoas a criar raízes para esse medo. Um afogamento, um acidente com barco, um empurrão na piscina ou lago, enfim.

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.

Claustrofobia

1. Claustrofobia. Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico.