Quem tem stent no coração pode tomar Anti-inflamatório?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O importante é saber que o ideal é evitar por completo essa classe de medicação em pacientes com risco cardiovascular aumentado e não tomar anti-inflamatório sem a orientação de um prescritor para avaliar o risco envolvido.

Não. Em pacientes com doenças cardíacas evitamos o uso de anti-inflamatórios. Prefira o uso de analgesicos como dipirona ou paracetamol.

Quando tomados em grandes doses, diclofenaco e ibuprofeno podem aumentar chances de ataques do coração e falência cardíaca.

Priorizar nestes casos o uso de naproxeno, baseado nas evidências que dispomos até o momento. Referência: Trelle S, Reichenbach S, Wandel S, et al.

Como possui stent deve realizar profilaxia antibiótica antes de cada procedimento odontológico invasivo. Portanto é necessário que o seu dentista indique o melhor antibiótico para cada caso.

A nimesulida também não deve ser administrada em pacientes com: Insuficiência cardíaca. Elevado risco de doenças cardiovascular, como infarto agudo do miocárdio.

Não se recomenda ingerir mais de 2.400 miligramas ao dia para pacientes com doença cardiovascular grave: insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica, doença arterial periférica ou cerebrovascular.

Um estudo britânico sugere que anti-inflamatórios analgésicos, como o ibuprofeno e o diclofenaco, podem aumentar o risco de doenças cardíacas quando ingeridos em grandes doses.

Olá , você pode usar a dipirona ou o paracetamol sem problemas. Não deve usar os antigripais devido aos vasoconstritores presentes na sua composição , que podem aumentar a pressão arterial e provocar arritmias cardíacas.

Após a angioplastia com stent
O paciente com stent normalmente precisa tomar medicamentos que inibam a ação das plaquetas para inibir a formação de coágulos e a trombose do stent. Aspirina e clopidogrel (Plavix®) são as duas drogas mais prescritas.

6 remédios que afetam o coração

  1. Antidepressivos tricíclicos. ...
  2. Anti-inflamatórios. ...
  3. Anticoncepcionais. ...
  4. Antipsicóticos. ...
  5. Antineoplásicos. ...
  6. Levodopa.

Os principais tipos de remédio que causam interação medicamentosa com os fármacos para o coração são os antibióticos, antidepressivos e antifúngicos. Toda medicação de pacientes com problemas cardiovasculares deve ser acompanhada de perto por um cardiologista.

Conheça a lista de medicamentos cardíacos comumente receitados:

  • Inibidores da ECA.
  • Bloqueadores dos receptores da angiotensina II.
  • Inibidores da neprilisina e dos receptores de angiotensina.
  • Betabloqueadores.
  • Digoxina.
  • Antagonistas de aldosterona.
  • Diuréticos.
  • Vasodilatadores.

Na bula, também consta que o diclofenaco não é recomendado a pessoas que tenham doença cardiovascular estabelecida (insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica, doença arterial periférica) ou hipertensão não controlada.

O anti-inflamatório que tem menor interação na pressão arterial é o NAPROXENO. (500mg de 12/12h é sua forma usual de administração).