Quem tem sinusite pode lavar o nariz com soro fisiológico?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

O soro fisiológico é a opção mais indicada para a maioria das pessoas, pois é seguro, eficaz e fácil de encontrar.

A irrigação da mucosa nasal com solução salina isotônica (0,9%) é uma medida clássica e segura, bastante útil na mobilização das secreções e hidratação da mucosa, como tratamento coadjuvante e preventivo das doenças inflamatórias e infecciosas nasossinusais.

Segundo a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli, não há uma frequência exata para fazer a higiene nasal, mas sim recomendações que variam para cada paciente: “Na maioria dos casos, recomenda-se três vezes ao dia.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

No entanto, é importante lembrar que a lavagem nasal não deve ser realizada em casos de sinusite aguda ou crônica sem a orientação de um médico. Além disso, a técnica não substitui o tratamento indicado pelo profissional de saúde e pode ter contraindicações em alguns casos.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Encher a seringa com cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico; Durante o procedimento deve-se abrir a boca e respirar também pela boca; Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado; Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina.

Fazer a lavagem do nariz dá uma sensação de alívio, pois ajuda a dissolver as secreções, descongestionando os seios nasais. Para isso, pode-se utilizar água salina (misturando 250ml de água com 1 colher de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sal) ou soro fisiológico diretamente no nariz.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Coloque 2 colheres de chá de Vick VapoRub em uma. vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e. inale o vapor por 10 a 15 minutos.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz. 4. Como lavar o nariz de crianças? O ideal é acostumar a criança desde bem novinha.

Eliminar o excesso de catarro assoando o nariz ou fazendo a lavagem nasal com soro fisiológico é uma forma eficiente de aliviar a tosse da sinusite, pois evita que aconteça o gotejamento.

Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face; Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode fazer com que a doença se torne crônica.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas. Ao acordar, você pode ter crise de tosse, mas ao longo do dia ela diminui de intensidade e pode até mesmo desaparecer.

Todos esses problemas podem ocorrer, pois a sinusite acontece quando há uma inflamação das cavidades da face que têm relação com a mucosa do nariz, os chamados seios paranasais. Essa inflamação pode chegar ao cérebro e provocar meningite. Quando vai parar nos ossos pode desencadear um quadro de osteomielite.

Quando a sinusite é grave, o paciente costuma apresentar sintomas mais intensos, como:

  1. secreção nasal amarelada e purulenta;
  2. dores e sensação de peso na face;
  3. tosse e pigarro;
  4. febre acima de 39°C;
  5. edema ou vermelhidão na face;
  6. alteração visual;
  7. dor de cabeça intensa;
  8. prostração.