Quem tem síndrome do intestino irritável tem muitos gases?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio do trato digestivo que provoca dor abdominal e constipação intestinal ou diarreia recorrentes. Os sintomas variam, mas, geralmente incluem dor abdominal inferior, distensão abdominal, gases e constipação intestinal ou diarreia.

Dor abdominal acompanhada de alterações do hábito intestinal – diarreia, constipação ou ambos de maneira alternada, quando ocorrem com alguma frequência, são sintomas que podem ser indicativos da síndrome do intestino irritável, um mal que, segundo as estimativas, afeta entre 10% e 20% da população, com maior ...

Fatores emocionais (por exemplo, estresse, ansiedade, depressão e medo), dieta, medicamentos (incluindo laxantes), hormônios ou pequenos fatores irritantes podem desencadear ou piorar uma exacerbação da Síndrome do Intestino Irritável.

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

Os medicamentos mais usados para o tratamento da síndrome do intestino irritável são:

  • Brometo de Pinavério 100mg.
  • Brometo de Pinavério 50mg.
  • Ceftriaxona Dissódica.
  • Ceftriaxona Sódica.
  • Digedrat.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

"Os sinais clínicos incluem dor e/ou desconforto abdominal, que geralmente começam após a alimentação e melhoram com a excreção das fezes, excesso de gases, distensão do abdome e mudança nos hábitos intestinais – as pessoas evacuam muitas vezes, sobretudo de manhã, apresentam crises de prisão de ventre alternadas com ...

Observam-se, também, alterações da forma das fezes, que na mesma pessoa podem ser: finas, caprinas (pequenas pelotas), duras, sem forma, diarreicas ou normais e com a presença de muco. Os sinais de alarme (febre, emagrecimento, sangramento anal) nunca são encontrados.

Os sintomas tendem a ir e vir com o tempo, e podem durar dias, semanas ou meses. Normalmente, trata-se de uma condição para a vida que pode ter impacto na vida do doente. Apresentamos alguns sintomas frequentes de SII: Dor de estômago ou cólicas que, geralmente são piores depois de comer e melhoram depois de defecar.

O B. longum 35624® é o probiótico mais recomendado pelos gastroenterologistas norte-americanos para a SII3 e tem atualmente o melhor nível de evidência na redução dos sintomas de SII, de acordo com a WGO (WGO, Setembro 2015).

Por essa comunicação entre as duas áreas distintas do organismo, é comum que a ansiedade, quando exacerbada, desencadeie ou agrave problemas como azia, indigestão, prisão de ventre, gases e diarreia – sintomas que atrapalham o dia a dia de quem convive com o quadro.

Se a distensão abdominal e os gases são a queixa mais importante, prescreve-se uma dieta antifermentativa (que produz poucos gases) e drogas como a simeticona. As dores podem ser aliviadas com antiespasmódicos como a hioscina, antagonistas dos receptores da serotonina e antidepressivos tricíclicos em baixas doses.

A síndrome do intestino irritável não causa danos permanentes e não propicia que uma doença grave, como o câncer, por exemplo, se instale.

Investigue tratamentos não medicamentosos e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir os sintomas; Use medicamentos para aliviar os sintomas. Você pode precisar deles apenas de tempos em tempos; Converse com seu médico sobre o que faz sentido para você.