Quem tem síndrome de Tourette tem direito a aposentadoria?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Caso haja essa aprovação a fim de modificar o Estatuto da Pessoa com Deficiência, acrescentando a Síndrome de Tourette, as pessoas portadoras desta síndrome passarão a fazer jus a determinados benefícios previdenciários e assistenciais voltados à pessoa com deficiência.

Em épocas de estresse emocional, os tiques se manifestam mais frequentemente. A pessoa com Tourette raramente consegue controlá-los. Quando alguém chama atenção para eles, a pessoa fica ansiosa por ser o centro das atenções e esse nervosismo piora os sintomas do transtorno.

Por isso, pessoas com Síndrome de Tourette devem ser acompanhadas não apenas por médico Neurologista especialista em Distúrbios do Movimento, como também por médico Psiquiatra.

A Síndrome de Gilles de la Tourette (SGT), caracterizada pela presença de tiques motores e vocais, apresenta elevada associação com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

O Projeto de Lei 206/21 determina que as pessoas com síndrome de Tourette sejam consideradas pessoas com deficiência para todos os fins legais.

Os medicamentos comuns incluem antipsicóticos, benzodiazepínicos e estimulantes. No entanto, os medicamentos podem ter efeitos colaterais e não são eficazes para todas as pessoas com a Síndrome de Tourette. Abordagens alternativas, como acupuntura, ioga e hipnose, podem ajudar a aliviar os sintomas.

“O diagnóstico da síndrome de Tourette é sobretudo clínico” e não existe nenhum teste que permita diagnosticá-la, explica o neurologista CUF, o que significa que é feito principalmente com base nos sinais e sintomas que são observados pelo médico assistente.

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsicológico associado a uma variedade de alterações em padrões emocionais e relativos aos comportamentos. É caracterizada, sobretudo, pela presença de tiques motores e vocais, que geralmente, começam na infância e persistem por mais de um ano.

Mas, uma grande parcela de indivíduos diagnosticados com síndrome de Tourette podem ser autistas. Acredita-se que 85% dos pacientes que têm síndrome de Tourette podem apresentar outra questão concomitante, como transtorno obsessivo compulsivo, transtornos do espectro autista, entre outros.

Síndrome de Tourette, o tipo mais grave, ocorre em 3 a 8/1000 crianças. A proporção homem/mulher é 3:1. Os tiques começam antes dos 18 anos de idade (tipicamente entre os 4 e 6 anos); a gravidade deles aumenta e alcança um pico por volta dos 10 a 12 anos e diminui durante a adolescência.

A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico caracterizado por movimentos súbitos, repetitivos, rápidos, indesejados ou vocalizações, chamados tiques.

Segundo Ana Hounie, psiquiatra e colaboradora do PROTOC do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC FMUSP), estima-se que o TOC afeta 2% da população. Já a síndrome de Tourette, 1%.

Segundo ele, o TOC funciona como um gatilho, facilitando o início dos sintomas. A Síndrome de Tourette se manifesta por meio de movimentos e sons repetitivos e involuntários. Essas compulsões são parecidas com as manifestadas por pacientes com TOC e devem ser distinguidos por alguém especializado.

A síndrome de Tourette é um distúrbio que causa tiques que engloba tanto movimentos como sons, e que vem ocorrendo há mais de um ano. Embora a pessoa não faça o tique de propósito, ela tem uma vontade muito forte de fazê-lo, como se fosse a vontade que uma pessoa tem de espirrar.

Eles podem ser apenas motores, caracterizando-se por movimentos involuntários, incontroláveis e rápidos de algum grupo muscular – por exemplo: piscamento, virar a cabeça ou o pescoço ou elevar os ombros. Podem ser também vocais, como ruído na garganta e movimentos de pigarrear.

A Síndrome de Tourette e seus Sintomas

  1. Realização de movimentos mais complexos do que os considerados habituais;
  2. Balançar de cabeça;
  3. Contrair dos músculos da face;
  4. Contrair, em trancos, dos músculos abdominais ou outros;
  5. Franzir da testa;
  6. Piscar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é rara e atinge 1% da população.

No TDAH somos afetados pelo ambiente à nossa volta, ou seja, barulhos muito altos ou ruídos constantes atrapalham mais a concentração, sensação de frio ou calor deixa desconfortáveis e inquietos, assim como outros fatores do ambiente que impactam diretamente nos nossos sentidos.

O Primeiro da Classe (2008)
Baseado em uma história real, o filme de Peter Werner conta a história de um paciente com a Síndrome de Tourette, que se torna um professor.

Síndrome de Tourette é uma doença relacionada à saúde mental e neurológica onde acontece um comprometimento psicossocial, causando um impacto na vida dos portadores e familiares. Comumente aparece associada a uma variedade de problemas emocionais e de comportamento.

A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão. Mulheres grávidas devem pedir recomendação de chás para seus médicos.