Quem tem rinite é bom fazer inalação?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Esse é mais um caso em que a inalação é uma poderosa aliada para aliviar os sintomas e recuperar o estado normal de sua respiração. O mecanismo da inalação em relação à rinite é o mesmo já mencionado, visto que a solução inalada umidifica as secreções localizadas nas vias áreas, facilitando a respiração.

Inalação com soro, que umidifica a mucosa, também ajuda.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Em grande parte dos casos, a rinite alérgica está associada à asma. Desse modo, quem sofre de ambas as doenças pode ter sintomas mais severos, como dificuldade para respirar, dor no peito e respiração ofegante.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Sem tratamento, rinite pode causar doenças respiratórias, apneia de sono e gastrite - 13/11/2021 - São Paulo - Agora.

Cebola; Alho; Bebidas alcoólicas; Leite e derivados (em quem tem alergia à proteína).

As recomendações para eliminar a congestão nasal são:

  1. Procure um otorrinolaringologista;
  2. Evite o ar-condicionado;
  3. Use umidificadores e inaladores de ar;
  4. Beba bastante água;
  5. Lave o nariz com solução fisiológica;
  6. Faça compressas quentes;
  7. Experimente a técnica da acupressão.

Os medicamentos anti-histamínicos geralmente são úteis, mas devem ser prescritos por seu médico. Um banho quente ou inalação podem umidificar a mucosa nasal e ajudar a aliviar esse sintoma de rinite alérgica.

Espirros seguidos ou em crise. Obstrução nasal. Coriza. Coceira.

nos sintomas da rinite? Você já testou para ver com.

Evite o uso de espanadores, pois espalham alérgenos no ar. Dê preferência à limpeza com pano úmido. Escove e ventile os tapetes fora do quarto da pessoa alérgica. Também é melhor utilizar pastas e sabão em pó para limpeza de banheiros e cozinha, evitando talcos, perfumes e sprays em aerossol.

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite. Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos. Depois adicione mel ou limão e tome. Outra maneira de usar é mastigar pedaços de gengibre.

Um dos motivos pode ser a presença de alérgenos no quarto, como ácaros. Por isso, cuidar da limpeza desse ambiente é fundamental para melhorar a noite de sono2. Evitar carpetes, tapetes ou bichos de pelúcia no ambiente de dormir é um dos passos para minimizar as crises.

A rinite tem como principais sintomas: espirros repetidos, coriza, coceira no nariz (os olhos, os ouvidos, céu da boca e garganta também podem coçar), mucosa nasal congestionada e narinas entupidas, olhos avermelhados e irritados, alteração do olfato e do paladar, tosse crônica noturna, sinusite, amigdalites e ...

O tratamento empírico da rinite aguda viral é feito por inalação e vasoconstritores tópicos ou sistêmicos. O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.