Quem tem rinite alérgica ronca?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

A resposta é sim! O ronco está diretamente ligado com a obstrução das vias respiratórias causada pela rinite.

Em grande parte dos casos, a rinite alérgica está associada à asma. Desse modo, quem sofre de ambas as doenças pode ter sintomas mais severos, como dificuldade para respirar, dor no peito e respiração ofegante.

Em razão da congestão nasal, as pessoas que estão com sinusite podem até roncar durante o sono. O motivo de isso acontecer, é muito simples: o fechamento das narinas e o fato de ter que dormir de boca aberta, favorece a obstrução parcial das vias respiratórias, levando a produção do som, que é o ronco.

Em longo prazo, o ronco pode causar dor de cabeça ao acordar, arritmia cardíaca, baixa concentração, sonolência diurna, cansaço e irritabilidade, afetando a qualidade de vida do paciente.

Sem tratamento, rinite pode causar doenças respiratórias, apneia de sono e gastrite - 13/11/2021 - São Paulo - Agora.

Dormir de lado e usar óleos essenciais são algumas das dicas para parar de roncar.

Podendo ser sintoma de diversos distúrbios, como, por exemplo, a apneia do sono, o ronco pode ser eliminado através de tratamentos e dispositivos que ajudam a melhorar a respiração na hora de dormir.

Evitar dormir com o dorso para frente (de barriga para cima) e dar preferência por dormir de lado ajudam em como parar de roncar.

Espirros seguidos ou em crise. Obstrução nasal. Coriza. Coceira.

Os nebulizadores e inaladores são recursos eficazes para vários tipos de doenças respiratórias, como asma, rinite, sinusite, entre outras.

Dessa forma, temos como sintomas mais comuns da rinite:

  1. espirros;
  2. coceira intensa no nariz;
  3. coriza, com secreção clara e abundante;
  4. obstrução nasal.

As recomendações para eliminar a congestão nasal são:

  1. Procure um otorrinolaringologista;
  2. Evite o ar-condicionado;
  3. Use umidificadores e inaladores de ar;
  4. Beba bastante água;
  5. Lave o nariz com solução fisiológica;
  6. Faça compressas quentes;
  7. Experimente a técnica da acupressão.

Quando o ronco é alto e estridente, ou é interrompido por pausas na respiração, é aí que começamos a nos preocupar”, disse Robbins.

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

O ronco pode ser considerado normal, quando a pessoa está dormindo em decúbito dorsal (de costas), por exemplo, porque a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai um pouco para trás. Mas, é classificado como patológico, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso.

Maus hábitos como fumar, tomar bebidas alcoólicas em excesso e comer demasiadamente antes de dormir também podem contribuir para a piora do ronco durante a noite.

Nos meses mais frios do ano temos um aumento dos casos de rinite e sinusite devido o clima frio e seco, que atuam como fatores irritativos da mucosa nasal. O tempo seco desidrata a mucosa, desencadeando um processo inflamatório, que pode virar uma rinossinusite.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

Procure dormir de lado, evitando a posição que é conhecida por causar o ronco; Levante a cabeceira da sua cama alguns centímetros; Utilize tiras elásticas, que grudam na ponte do nariz, com o objetivo de ampliar as narinas; Você pode utilizar descongestionantes para abrir as vias aéreas.

Principais agentes alérgicos
evite acúmulo de caixas, objetos e ursos de pelúcia no quarto do alérgico. Cuidado com objetos embaixo da cama ou sobre os armários, pois aumenta a superfície para acúmulo de poeira doméstica e bolor.

Existem 3 tipos de rinite: – a crônica: a pessoa não se recupera da inflamação, o que faz com que tenha a doença por 3 meses ou mais; – a alérgica: quando há muita poeira, ácaros, pelos de animais ou até mesmo cheiro de tinta; – a aguda: ocorre quando os sintomas duram até 10 dias e muitas vezes é chamada de resfriado.