Quem tem retenção de líquido pode beber muita água?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Poderíamos pensar que ingerir líquidos pioraria o problema, mas não. A nutricionista afirma que beber água é fundamental (2 litros por dia), pois a desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema.

1 Beba em média 2 litros de água por dia
A recomendação média de ingestão de água é de 2 litros por dia, mas um cálculo te ajuda a descobrir a quantidade ideal para sua densidade corporal: multiplique seu peso por 35 e terá a resposta em litros. Como por exemplo, 70 kg (seu peso) x 35 (ml de água) = 2,4 litros por dia.

Para diminuir o inchaço é importante beber bastante água, pois assim o corpo passa a reter menos líquido. É importante beber pelo menos 1,5 litro de água, sucos naturais ou chás durante o dia.

A retenção de líquido corresponde ao acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo e pode surgir devido a alterações hormonais na TPM ou gravidez, consumo excessivo de sal, ficar parado muito tempo na mesma posição ou falta de atividade física regular, causando sintomas como inchaço nas pernas, mãos ou ...

O principal sinal da retenção de líquidos é o inchaço no corpo, que pode acontecer principalmente nos braços, nas pernas e no abdômen. Esse edema pode aumentar e diminuir, sendo facilmente notado pelas pessoas.

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Para desinchar, o nutricionista recomenda um protocolo detox de três dias. Durante o período, é necessário buscar alimentos naturais, cortar açúcar e gordura e caprichar na ingestão de líquidos.
...
Ingredientes:

  1. 150 ml de água mineral com ou sem gás;
  2. 1 colher de chá de hibisco desidratado;
  3. 5 morangos;
  4. 3 folhas de hortelã.

Beba muita água. O corpo humano precisa de água para funcionar, e, se você não beber água o suficiente todos os dias, ele vai reter o excesso do líquido para compensar a falta dela.
...
Reduza o consumo de amido.

  1. Macarrão e batata frita;
  2. Pães, bolachas e bolos;
  3. Arroz e batata assada.

Veja truques para desinchar em poucas horas | Metrópoles.
...
A boa notícia é que é possível amenizar o desconforto com ações simples:

  1. Fique livre dos carboidratos. ...
  2. Aposte nos alimentos certos. ...
  3. Águas e chás. ...
  4. Mastigue corretamente. ...
  5. Invista em fibras. ...
  6. Pratique exercícios. ...
  7. Massagem e drenagem. ...
  8. Alimentos salgados.

Alguns dos principais remédios diuréticos usados são:

  1. Furosemida. ...
  2. Hidroclorotiazida. ...
  3. Espironolactona. ...
  4. Amilorida. ...
  5. Hidroclorotiazida e Espironolactona.

Quanto maior for a sua ingestão de sal, mais o sódio vai reter os líquidos do seu corpo. Em contrapartida ao sal, você precisa beber mais água. Com um bom fluxo de líquido pelo seu corpo, a concentração de sódio na sua corrente sanguínea vai diminuir e a retenção, consequentemente, também.

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.

Quando o inchaço é preocupante? O inchaço deve causar preocupações quando se mantem por mais de 1 dia ou se é acompanhado de outros sintomas, como dificuldade para caminhar e vermelhidão. Nesse caso, é indicado procurar auxílio médico.

– Além de água, você pode variar nas bebidas líquidas, como sucos naturais, águas aromatizadas, água de coco (hidrata o corpo, tem poder diurético e é um isotônico natural), chás com ervas naturais (facilitam o processamento de carboidratos, promovem a desintoxicação do corpo e aliviam o estresse).

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Quando há inflamação, há resistência para oxidação (queima) de gordura, também ocorre menor oxigenação para os tecidos, o que também dificulta o emagrecimento.