Quem tem retardo mental pode trabalhar?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sim, pessoas com retardo mental moderado podem se aposentar por incapacidade se comprovarem a incapacidade total e permanente para o trabalho. É necessário apresentar relatórios médicos, laudos, exames e passar por avaliação médica e pericial do INSS.

As pessoas com deficiência intelectual e múltipla podem receber os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? A resposta é sim.

O retardo mental é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns em crianças e adolescentes1. O conceito de deficiência intelectual foi modificado por vários anos com inúmeras definições e terminologia como oligofrenia, retardo mental e deficiência mental.

O diagnóstico de retardo mental moderado é feito com base em uma avaliação clínica abrangente, que inclui histórico médico, exame físico, avaliação psicológica e testes de inteligência e habilidades adaptativas.

A partir do QI, a deficiência intelectual é classificada em leve (QI entre 50 a 69), moderada (QI entre 35 e 49), grave (QI entre 20 e 34) e profunda (QI inferior a 20), segundo a Organização Mundial da Saúde 2; 4; 6; 7.

Chegam a ler e escrever e compreender textos e são capazes de uma vida autônoma, embora simplória. As pessoas com retardos mentais profundos não são capazes de aprender e de se adaptarem às situações e nem mesmo conseguem ter cuidados corporais mínimos. Dependem, para tudo, de outra pessoa.

CID F70 – Retardo Mental Leve é observado quando o paciente tem QI entre 50 e 69. Adultos com CID F70 têm idade mental de 9 a menos de 12 anos. Afirma o DATASUS: “Provavelmente devem ocorrer dificuldades de aprendizado na escola.

As crianças com deficiência intelectual tem dificuldades nas interações por não compreendem bem os códigos sociais. Geralmente são muito dependentes dos pais ou de pessoas adultas que lhe ajudam a decifrar os sinais sociais. Dessa forma, a inclusão desses alunos na escola requer adaptações nas práticas pedagógicas.

Emitido pelo Médico do Trabalho, com a classificação Internacional de Doenças o CID. O laudo para pcd é peça fundamental para busca de emprego e recolocação, isenção de veiculos ou serviços para pessoas com deficiência, pois comprova o que é preciso para ser pcd.

Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.

O BPC está previsto na Constituição Federal e consiste no pagamento de um salário mínimo mensal (hoje, R$ 1.212,00) a pessoas com deficiência e a idosos que não tenham condição de se sustentar ou de serem sustentados por sua família.

CID F79 é o código para Retardo mental não especificado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Estudos mostram que pessoas com deficiência intelectual tendem a ter cérebros menores do que pessoas sem deficiência. Esse tamanho reduzido pode afetar a maneira como as áreas do cérebro se conectam entre si, o que pode ter implicações na memória, na percepção e em outras funções cognitivas.

Como fazer o requerimento de aposentadoria para deficientes mentais? Para pedir a aposentadoria para deficientes mentais é necessário fazer um agendamento. Isso pode ser realizado pelo telefone 135, pelo portal Meu INSS com uma senha própria.

retardo mental, retardamento mental
TERMOS CORRETOS: deficiência intelectual. São pejorativos os termos retardado mental, mongolóide, mongol, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental, portador de mongolismo etc.

O autismo, por outro lado, é definido principalmente por dificuldades sociais, problemas de comunicação e comportamentos repetitivos. No entanto, a deficiência intelectual vem com um conjunto de atrasos no desenvolvimento que podem incluir dificuldades sociais e que podem confundir os médicos.